A primeira página

Camila Raposo
Acadêmica de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina

A primeira página (The front page), comédia dirigida por Billy Wilder em 1974, é baseada em uma peça de teatro da década de 1920, de autoria de Hecht e McArthuras. Esta é terceira das quatro versões adaptadas para o cinema. As anteriores foram Última Hora (The Front Page), em 1931, e Jejum de Amor (His Girl Friday), em 1940. Mais tarde, a peça foi refilmada com o título Troca de Maridos (Switching Channels), em 1988.

A história se passa em Chicago, no ano de 1929. Hildy Johnson (Jack Lemmon) é o principal repórter do jornal Chicago Examiner, mas, cansado da estressante vida de jornalista, decide abandonar o emprego e se casar com Peggy Grant (Susan Sarandon), uma jovem concertista. O editor de Hildy, Walter Burns (Walter Matthau), entretanto, tenta, com seus truques ardilosos, dissuadi-lo da ideia, uma vez que é a véspera do enforcamento de Earl Williams (Austin Pendleton), cuja condenação está cercada de controvérsias e renderia uma boa capa com grande tiragem.

Mesmo tentando evitar, devido a uma sucessão de fatos inesperados, Hildy se envolve com a história, em meio a um grupo de repórteres caricatos e antiéticos. Aliás, a representação que Wilder – que dirigiu também “A montanha dos sete abutres” – faz dos jornalistas não é das mais lisonjeiras. Com um humor irônico, retrata repórteres que passam o dia todo bebendo e jogando cartas e fazem qualquer coisa para conseguir um bom furo. Vale tudo: inventar fatos, exagerar, chantagear e até ameaçar. A relação dos jornalistas com o prefeito e o xerife corruptos é outro ponto que chama atenção e rende algumas risadas.

Com um ritmo veloz, o filme faz uma crítica bem humorada à imprensa sensacionalista, que coloca os lucros acima do interesse público. Como afirmou Wilder em certa ocasião, “se você vai dizer a verdade às pessoas, seja engraçado ou elas te matarão”. Os personagens memoráveis ​​e as ótimas atuações ajudam a criar o clima da comédia e garantem momentos de diversão.

O filme recebeu três indicações ao Globo de Ouro – uma de melhor filme e duas de melhor ator, para Jack Lemmon e Walter Matthau –, além de ganhar o prêmio italiano David di Donatello nas categorias de Melhor Diretor Estrangeiro e Melhor Ator Estrangeiro (Jack Lemmon e Walter Matthau). Recebeu também o prêmio de melhor comédia adaptada, da Writers Guild of America.

 

FICHA TÉCNICA

Título original: The front page
Produção: Estados Unidos, 1974
Duração: 105 min.
Diretor: Billy Wilder
Elenco: Jack Lemmon, Walter Matthau, Susan Sarandon, Carol Burnett, Vincent Gardenia