Leia um relato da investigação “Jornalismo e comunidade: critérios de noticiabilidade em dois jornais diários do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina”, da pesquisadora Carla Algeri, orientanda do professor Francisco José Karam

O tão discutido e estudado processo de globalização está interferindo definitivamente na configuração dos meios de comunicação em todo o mundo. Concentração da mídia, alteração nas percepções de espaço e de tempo e alterações de valores-notícia são apenas algumas tendências resultantes do surgimento de uma aldeia global.

Porém, ao mesmo tempo em que notícias do mundo inteiro estão disponíveis em tempo real e é possível conviver com sujeitos cada vez mais distantes por meio do contato virtual, as pessoas ainda buscam a identidade própria, que as diferenciem. Como observa Castells (2001), “sem dúvida, a grande maioria das pessoas nas sociedades tradicionais, bem como nas desenvolvidas, vivem em lugares e, portanto, percebe seu espaço com base no lugar”. Nesse contexto, consideramos apropriado falar no jornal local, na imprensa mais próxima das comunidades.

A nossa pesquisa tem como objetivo analisar os critérios de noticiabilidade presentes em dois jornais diários do Oeste e Meio Oeste catarinense, o Diário do Iguaçu, de Chapecó, e o Diário do Oeste, de Concórdia. Foram escolhidos dois jornais constituídos como empresas privadas e de relevância no contexto onde estão inseridos, pertencentes às regiões mais distantes da capital Florianópolis, e com características econômicas, políticas, sociais e culturais semelhantes.

Serão analisados exemplares durante o segundo semestre de 2010, época de eleições no governo do Estado de Santa Catarina e para o Governo Federal, oportunidade para avaliar a repercussão desses fatos na mídia local e as fontes mais presentes nesse noticiário.

Além da análise de conteúdo, a pesquisa prevê ainda a entrevista com editores e jornalistas, para avaliar características da organização empresarial, e a visão dos fatos por parte dos profissionais de imprensa, como os fundamentos éticos, filosóficos e epistemológicos que orientam o trabalho no jornalismo local.

Advertisements