A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) entrega no domingo, 5, o Prêmio Luiz Beltrão – Liderança Emergente ao professor Rogério Christofoletti, do Departamento de Jornalismo da UFSC. O Luiz Beltrão é a maior premiação acadêmica na área e anualmente reconhece o trabalho de personalidades e instituições.

Christofoletti é professor e pesquisador do curso e do Mestrado em Jornalismo desde 2009. O docente é um dos líderes do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), mas há dez anos atua e pesquisa nas linhas da crítica de mídia, ética jornalística e novas tecnologias para o jornalismo. De 2005 a 2009, coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi), e de 2002 a 2005, foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Doutor em Ciências da Comunicação, Christofoletti é pesquisador em produtividade do CNPq, e tem em seu currículo sete livros escritos e organizados e dezenas de artigos científicos publicados no Brasil, Portugal, Peru, Equador e Colômbia.

O Prêmio Luiz Beltrão existe desde 1997, e é uma homenagem ao pioneiro da pesquisa científica em comunicação no Brasil. Em 2010, além de Christofoletti, serão destacados a pesquisadora Lúcia Santaella, da PUC-SP, na categoria Maturidade Acadêmica, o núcleo da Unesp em Bauru (SP) e a Fundação Joaquim Nabuco (PE), nas categorias Grupo Inovador e Instituição Paradigmática, respectivamente.

UFSC é sempre lembrada

O Departamento de Jornalismo da UFSC é dos mais agraciados pelo prêmio da Intercom. Foram cinco distinções desde então. Em 1998, o jornalista Moacir Pereira – um dos fundadores do curso de Jornalismo – foi o vencedor na Categoria Maturidade Acadêmica. Em 2003, Eduardo Meditsch foi apontado como Liderança Emergente. No ano seguinte, foi a vez de o Curso de Jornalismo da UFSC ser apontado como Instituição Paradigmática nacional. Em 2006, o professor Elias Machado venceu na Liderança Emergente. Em 2010, a mesma categoria aponta Christofoletti, o mais jovem agraciado da história do prêmio.

Sob o patrocínio do Programa Globo Universidade, o prêmio Luiz Beltrão 2010 será entregue aos vencedores no Personal Royal Hotel, na cidade de Caxias do Sul (RS), durante o 33º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.