Acompanhe alguns dos melhores momentos do Seminário Democracia e Jornalismo na Era Digital, realizado ontem no CCE/UFSC, com promoção da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e Mestrado em Jornalismo (PosJor). As fotos são de Carolina Dantas.
Veja também a cobertura realizada pelo Twitter pela bolsista Isadora Mafra.
Olá
Gostaria de saber qual foi o critério para credenciamento das pessoas interessadas em participar do Seminário? Notei uma falta de divulgação do mesmo, restrita à poucos jornalistas e amigos destes. Sabendo do evento e querendo participar, mandei email e CPF, conforme pedia no blog para inscrição e nem sequer recebi alguma resposta (nem que sim, nem que não). Achei uma total falta de respeito, pois imagino que o Seminário foi custeado com recursos públicos através da UFSC. E já que o blog é um observatório da ética jornalística, deveria fazer valer o seu lema e investigar o que houve. Fica a sugestão.
Atenciosamente.
Jurandir Siqueira
Jornalista Profissional JP02591SC
Prezado Jurandir,
O critério de inscrição para o seminário foi muito simples: as pessoas enviavam email com nome e CPF para expedição dos certificados.
Não houve falta de divulgação. O evento foi divulgado nos principais sites e blogs da região, no Twitter, em listas eletrônicas acadêmicas (SBPJor, Compos, FNPJ, Intercom…) e profissionais (como a do SJSC); teve notas publicadas por jornais e até entrevista de divulgação na TV (Estúdio 36, TVCOM, de Florianópolis).
Nossa equipe respondeu aos emails dos inscritos, dando os devidos retornos. Se você não recebeu, por favor, cheque em sua caixa eletrônica ou ainda desabilite seu serviço anti-spam. Mesmo involuntariamente você acabou não recebendo a resposta merecida.
Independente disso, poderia ter vindo ao evento. Realizamos algumas inscrições in loco, e você seria muito bem recebido, como os demais que lotaram o auditório do CCE.
Agradecemos o seu comentário e queremos fazer uma retificação: o seminário não foi custeado com recursos públicos. As viagens dos palestrantes, hospedagens, alimentação e coffee-break foram pagos pela ANJ e pelo Diário Catarinense. Na parceria, a UFSC sediou o evento e assumiu a coordenação local.
abraço
Obrigado pela atenção e resposta. Infelizmente caros Rogerios e Samuel, não recebi nenhum email de retorno, nem caiu em SPAM. Deve ter acontecido alguma coisa que fugiu da situação, pois enviei email para o endereço objethos@gmail.com e posso comprovar isso.
Tentei buscar maiores detalhes no blog, mas haviam poucas informações a respeito. Talvez houve sim, falha de divulgação, pois conheço tma gente da área que nem ouviu falar a respeito. Como acompanho os movimentos da categoria, realizados na UFSC, achei no mínimo estranho. Poderiam muito bem ter respondido por email que receberam o pedido e estarão retornando. Simples assim. Ou é pedir demais?
Quanto a questão de checar, me desculpe, mas não era uma matéria jornalística e sim uma busca por aperfeiçoamento e não precisa ficar ofendido. Trabalho o dia todo e as vezes a noite e, sinceramente não tenho tempo para ficar investigando uma coisa simples e lógica: o evento era dirigido e ponto final. O interesse em divulgar não era assim tão importante pelo jeito, o que é uma pena. Aceitem a crítica: enquanto os bons e raros eventos dirigidos ao jornalismo e desafios da era digital em Florianópolis ficarem restritos a academia e empresas de comunicação patrocinadores em tempos de internet 2.0, Redes Sociais e Youtube, poucos interessados irão perder seu tempo e ficar checando.
Desculpem o meu equivoco, quanto ao que disse do uso de dinheiro público. Conforme relatado, foi o Diario Catarinense e ANJ que bancaram.
Fim de discussão.
Saudações Fraternas.
Caro Jurandir,
Faça valer também sua competência profissional e numa próxima oportunidade não “imagine” que o evento tenha sido “custeado com recursos públicos”. Jornalista apura, checa e publica, após esse exercício elementar.
Além da boa divulgação, já apontada pelo prof. Christofoletti, era um seminário público e gratuito. Logo, você poderia ter participado, independente até mesmo de fazer inscrição formal – que no caso, tem a ver com a emissão dos certificados de participação pela UFSC.
Saludos democráticos,
Samuca
Jurandir,
Ninguém está ofendido, mas esse tipo de crítica rasteira não acrescenta nada, em nada contribui. Claro que nosso trabalho aqui na Universidade será sempre objeto de crítica e debate – isto está n’alma da própria instituição, da produção de conhecimento, da ciência.
Como explicou o prof. Christofoletti, o evento foi divulgado em várias colunas da grande mídia impressa de SC (Diário e ND), foi pauta de debate na TVCOM, informações gerais publicadas em vários blogs e redes sociais (sobretudo twitter), texto de divulgação na lista de e-mails do Sindicato (e também notícia no site da entidade dirigida aos profissionais como vc), enfim… Você está fazendo uma crítica totalmente desprovida de fundamento. No total, fui lá checar agora no objETHOS, 108 pessoas (estudantes, profissionais, docentes do jornalismo e de outras áreas) se inscreveram. Seu nome constava na lista (Jurandir Antunes Siqueira), prova inequívoca que o sistema funcionou e sua inscrição foi feita, como dos demais 107 seres humanos.
Antes de sair fuzilando e fazendo crítica vazia, injusta e cheia de ilações, seria simples entrar em contato direto, confirmar sua inscrição e tudo mais. E o melhor: teria sido um prazer contar contigo no evento, que foi uma iniciativa conjunta do jornalismo da UFSC (graduação e PosJor), atendendo um convite da ANJ/Diário Catarinense.
Saludos democráticos,
Samuca