15 minutos

Por Tifany Ródio
Acadêmica de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina

“Todos terão seus 15 minutos de fama.” Essa é a famosa frase de Andy Warhol, que inspirou o título do filme e permeou todas as suas cenas e diálogos. Uma história onde todos querem aparecer na mídia: desde os criminosos até os bombeiros e policiais, que disputam a responsabilidade pela solução dos casos.

Eddie Fleming, interpretado por Robert DeNiro, é um famoso detetive de homicídios de Nova Iorque que permite que os jornalistas acompanhem suas investigações. O policial é a figura principal do programa Top Story, apresentado por Robert Hawkins, um ambicioso jornalista que exige que seus repórteres explorem o sensacionalismo e a violência para atrair a audiência.

Um incêndio que provoca duas mortes é o novo caso de Eddie. Ajudando nas investigações está Jordy Warsaw, um bombeiro reconhecido pela sua competência, que descobre que o incêndio foi criminoso. Os responsáveis pelo assassinato são Emil Slovak – um tcheco transtornado e autoritário – e Oleg Razgul – russo, que compra uma câmera para gravar todos os passos da dupla e acha que sua vida é um filme. Os europeus vão a Nova Iorque para reencontrar um antigo parceiro de crimes e pegar seu dinheiro, resultante da participação em um roubo. Quando o parceiro revela que gastou a quantia, é morto junto com sua esposa. Em busca de Daphne Handlova, testemunha do crime, os criminosos provocam outras mortes e acabam perseguidos pela polícia.

Influenciados por um caso divulgado pela televisão, eles têm uma idéia para não serem presos e, ainda, ficarem ricos. O plano é filmar o assassinato de uma pessoa famosa e vender as imagens para uma rede de televisão, alegando para a polícia que são desequilibrados e insanos. Dessa forma, a dupla iria para um hospital psiquiátrico e não para a cadeia. Depois de algum tempo, provariam que eram mentalmente saudáveis e seriam liberados do hospital, ficando livres porque não poderiam ser julgados novamente pelo mesmo crime.

Eddie tornou-se então o alvo dos criminosos, que viam sua freqüente aparição na mídia. Tudo pronto, o mocinho do filme, Eddie, é morto. Logo após, Emil e Oleg procuram Robert Hawkins, que aceita comprar a fita da morte do detetive por um milhão de dólares. Mesmo com o apelo da polícia para que a imagem não fosse divulgada, o apresentador de Top Story exibe o filme de cenas reais, provocando choque e curiosidade na população.

O bombeiro Jordy Warsaw fica revoltado com a morte do parceiro e com a ousadia dos criminosos. Quando os dois europeus marcam um novo encontro com o apresentador, para entregar outra fita, no auge de sua loucura brigam por causa do crédito de diretor do filme por eles criado. Oleg foge com as imagens da nova fita, e Jordy chega com a polícia para prender Emil.

Capturado pelo bombeiro, Emil se favorece com o sumiço de Oleg, passando por inocente e atribuindo ao companheiro toda a responsabilidade pelo crime de Eddie.

Em seu julgamento, tudo parece caminhar conforme o plano – a ida de Emil para um hospital psiquiátrico era quase certa e Oleg estava desaparecido. Jordy vai armado até o julgamento, com a intenção de matar Emil. É aí que o filme tem uma reviravolta: Oleg reaparece e conta aos jornalistas e à população que estava ao redor que Emil é o grande mentor dos crimes e que o fato de ir para o hospital estava planejado. Para comprovar, mostra uma imagem na câmera, em que o parceiro confessa seus planos. Revoltado, Emil atira em Oleg, que morre satisfeito por ter concluído seu filme. Na confusão, faz a jornalista Nicolette Karas – ex namorada de Eddie – como refém, e Jordy aproveita a deixa para matá-lo.

15 minutos discute uma ética própria do Jornalismo, que define os limites da informação e o respeito com as vítimas e familiares de um crime. Com uma trama policial, também reflete sobre o poder da mídia, capaz de conduzir a população a condenar ou absolver criminosos.

FICHA TÉCNICA

Título original: 15 minutes
Duração: 119 minutos
Gênero: Policial
Diretor: John Herzfeld
Roteiro: John Herzfeld
Distribuidora: New Lina Cinema
Edição: Stephen Cohen
Lançamento: 2001
Nacionalidade: EUA
Elenco: Robert de Niro, Edward Burns, Kelsey Grammer, Avery Brooks, Melina Kanakaredes.

Advertisements