Nos Bastidores da Notícia

Por Laís Mezzari
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina

O filme Nos Bastidores da Notícia, de 1987, é uma comédia romântica que tem como cenário a redação de um telejornal de Washington. Apesar da trama leve, e por vezes divertida, com um triângulo amoroso entre um repórter, uma produtora e o âncora do noticiário, toda a história está embasada em dilemas éticos da profissão.

Jane Craig, interpretada por Holy Hunter, é uma produtora de competência reconhecida pela equipe, que acredita que o telejornal deve conter notícias de impacto e não se atrelar somente ao entretenimento. Ela inclusive se apresenta em conferências defendendo a ideia de que o jornalista também deve ter conhecimento para discernir o que é notícia. Suas convicções, porém, não são levadas a sério, o que a faz ser totalmente contrária ao perfil de pessoa que acha que para aparecer na televisão basta ter um rosto bonito.

Seu melhor amigo, Aaron Altman, interpretado por Albert Brooks, é um repórter dedicado e que tem em seu currículo cobertura de guerras e conhecimento em diversos assuntos. Em contrapartida, não tem muita sorte com as mulheres e ainda esconde seu amor por Jane.

O terceiro vértice deste triângulo é Tom Grunnick, interpretado por William Hurt, que conhece Jane em uma conferência. Após algum tempo, Tom revela que é  justamente o estereótipo odiado por ela: um rosto bonito, simpático, mas sem muita inteligência e que nunca saiu às ruas para fazer uma reportagem. Mas o problema era pior, pois ele foi convidado para entrar na emissora em que Jane trabalhava. Apesar disso, ele pede sua ajuda para mudar a sua situação, crescer profissionalmente e se tornar realmente um bom jornalista e não apenas apresentador de televisão.

Com a convivência, e ao observar uma suposta melhora de Tom, Jane acaba se apaixonando. Aaron, por sua vez, fica com ainda mais ciúme do novo jornalista da redação, já que, além de ter o amor da mulher que ele deseja, ainda possui o cargo de âncora, que é almejado também por ele.

A partir daí a história se desenrola, falcatruas são descobertas e declarações são feitas, mas sempre passando pelos dilemas éticos de uma redação. É possível mentir ou organizar a cena para obter uma boa imagem? Apenas entender de diversos assuntos é suficiente para ser um bom âncora? Estar na posição de destaque de um telejornal é motivo para se ter melhor salário que os repórteres?

Entre estes e outros aspectos, direta ou indiretamente, o filme expõe um romance típico de sessão da tarde, mas que ajuda a fazer pensar sobre os dilemas da profissão.

FICHA TÉCNICA

Título no Brasil:  Nos Bastidores da Notícia
Título Original:  Broadcast News
País de Origem:  EUA
Gênero:  Comédia
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 132 minutos
Ano de Lançamento:  1987
Estúdio/Distrib.:  Fox Filmes
Direção:  James L. Brooks

Advertisements