Samuel Lima
Docente da UnB, professor visitante na UFSC e pesquisador objETHOS
Motivado pela publicação de duas reportagens na Folha de S. Paulo, contestadas pelas fontes e igualmente por Susana Singer (ombudsman, na coluna: http://migre.me/c5Xo2), pensava em discutir sobre a distância que pode separar o trabalho da reportagem e a edição, em sua forma final (títulos, olhos, legendas, linhas finas e outros elementos gráficos e visuais), na mídia impressa.
Contudo, confesso que fui atropelado por outra matéria publicada no diário paulista e mudei o rumo da prosa. A reportagem, intitulada “Relação com Lula explica influência de ex-assessora” é um primor do que se poderia chamar de irresponsabilidade social da mídia. Num texto de exatos 4.169 caracteres (com espaços), o autoconsiderado “maior jornal impresso do país” ignora o princípio democrático da presunção da inocência e publica uma página (com chamada de capa – “Poder de assessora vem de relação íntima com Lula”, edição de 1º/12/12) digna das melhores revistas de fofocas. Faltam rigor, fundamento, provas da tal “relação”, enfim um exemplo de mau jornalismo.
O texto (Editoria Poder, p. A5) evidencia ter passado por rigorosa revisão. Juridicamente prevenido, em nenhum momento qualifica de “amorosa” a suposta relação íntima do ex-presidente Lula com Rosemary Noronha (ex-funcionária do escritório da Presidência da República, em São Paulo e pivô da “Operação Porto Seguro”). Contudo, insinua do lide à última linha que essa pode ter sido a fonte do suposto poder da assessora:
A influência exercida pela ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, no governo federal, revelada em e-mails interceptados pela operação Porto Seguro, decorre da longa relação de intimidade que ela manteve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Rose e Lula conheceram-se em 1993. Egressa do sindicato dos bancários, ela se aproximou do petista como uma simples fã. O relacionamento dos dois começou ali, a um ano da corrida presidencial de 1994. (http://migre.me/cdls3). [Grifos meus]
A reportagem não explica, tampouco informa que tipo de relacionamento Lula e sua ex-assessora mantinham, desde 1993. Deixa sempre nas entrelinhas a suspeita, no jogo sórdido de um texto editado com lupa. Nem sua atual companheira é poupada: “Marisa Letícia, a mulher do ex-presidente, jamais escondeu que não gostava da assessora do marido” (cit.). A exposição política da vida íntima se justificaria, como previsto nos bons manuais de Jornalismo, se fosse elo efetivo de um assunto relevante, de inconteste interesse público. Não parece ser o caso. Apenas as revistas Veja e Época, que misturam jornalismo com publicismo com viés nitidamente reacionário, compraram a ideia.
Aguardei a coluna de Susana Singer, na edição do dia seguinte (domingo, 02/12). Sob o título “Íntimo e pessoal”, a jornalista procura justificar, de todas as formas possíveis, a escolha editorial da Folha. Singer faz uma interpretação inusitada da “reportagem” e revela aquilo que não está escrito, por zelo jurídico ou alguma nesga de pudor jornalístico. Observem a sua leitura da matéria:
Sem usar a palavra “amante”, o jornal conta que, nas 23 viagens internacionais em que Rosemary acompanhou Lula, a então primeira-dama Marisa Letícia nunca estava. Segundo a reportagem, havia um esquema especial que permitia o acesso à suíte presidencial nessas escapadas. [Grifos meus]
No entanto, a ombudsman que deveria ser a defensora dos direitos dos leitores, vai além. Depois de tentar confundir, com a tese de que “o jornalismo brasileiro costuma preservar a intimidade de seus políticos” (ela esqueceu o “Caso Miriam Cordeiro”, ex-mulher de Lula, nas eleições de 1989 – que o acusou de tê-la pressionado a fazer aborto), Singer enfim apresenta uma saída ao mau jornalismo praticado pela Folha. E escreve, na boa:
Se o ex-presidente tiver incensado Rosemary por causa de um romance, isso teve consequências políticas. (…) Só que o trabalho não terminou. Foi relevante mostrar ao leitor de onde emanava o poder de Rosemary, mas, a partir de agora, detalhes de alcova, por mais tentadores, não interessam. O importante é investigar se o ex-presidente esteve envolvido no suposto esquema criado pela sua então assessora. (http://migre.me/cdmiK). [Grifos meus]
Investigar se o ex-presidente Lula está envolvido num suposto esquema de tráfico de influência e corrupção é de altíssimo interesse público e inconteste relevância. Mas, percebam que há um “SE” na abertura dessa passagem final da coluna de Singer que delata o espírito do jogo antidemocrático do tipo “se colar, colou”. Uma reportagem que acusa um ex-presidente da República de ser partícipe num esquema de corrupção, de quebra atribuindo-lhe um relacionamento amoroso, deveria se cercar de informações, cuidados, provas irrefutáveis – e não se amparar em fontes como “integrantes do corpo diplomático” e “oficiais da Aeronáutica, ouvidos no anonimato” – que não sustentam a história do suposto romance.
Leão Serva (in “Jornalismo e desinformação”) entende edição como “a organização das informações conforme as regras do meio e do veículo específico e conforme a lógica do grupo incumbido do trabalho de editar, a compreensão que ele tem dos fatos e o que supõe ser o interesse e a capacidade de entendimento de seu receptor”. No caso em tela, parece claríssima a intenção do Grupo Folha de impor um desgaste político adicional a um dos mais populares presidentes da curtíssima história democrática do país.
Por outro lado, o pesquisador Fernando Paulino (UnB), propõe, resgatando um conceito de Claude-Jean Bertrand (Media Accountability Systems ou MARS) “que a atuação do ombudsman possa se constituir como um MARS, estimulando as instituições de comunicação a serem mais rigorosas com a produção e a divulgação da informação” (in “Vitrine vidraça”, organizado por Rogério Christofoletti). Susana Singer, neste caso, atuou como “advogada” do seu jornal, distanciando-se do leitor e do interesse público.
Enfim, voltando à reportagem do suposto romance entre Lula e sua ex-assessora, nenhuma fonte fundamental confirma a história; nenhum dos envolvidos diretamente foi ouvido (Lula, Maria Letícia, sua esposa, e a própria Rosemary Noronha). Mesmo assim, o jornal publica a matéria, com chamada de capa. O que explica essa decisão? Mau jornalismo pura e simplesmente? Protagonismo político antidemocrático? Leia e tire suas conclusões… Mas adianto: o texto poderia ser publicado, sem cortes, numa edição especial das revistas que se prestam às fofocas sobre a vida de celebridades.
Ètica Jornalistica.
Lendo a respeito do Diario De Classe,achei interessante:Uma criança com atitude de aduto.A onde na Faculdade Mauricio de Nassau em João Pessoa na primeira semana de aula no mês de agosto de 2012,do curso Jornalismo, uma aluna aduta com atitude de criança.Gravou um video da minha pessoa Angela de Oliveira,em que eu estava folgando minha calça pelo o fato de ser cardica,e inchar quando faço esforço subindo as escadas para ter acesso a sala de aula.Mostrou a todos pelos corredores da Faculdade e postou na internet,espalhando assim citaçoês desagradaveis,zombando de mim,apagaram os videos ,mas as citaçoês continuam.video Angela de Oliveira Jornalismo Nassau e outro que é,mvideo Angela de Oliveira Jornalismo Nassau Angela Bismarchi,onde ela faz citaço~es desagradaveis,e nenhum dos jornalismtas coordenação ,etc me defenderam,ao contrario apoiaram ela ,fazendo de conta que não sabiam quem tinha sido.Porque é filha de Siclano e Beltrano (siclano e Beltrano são metáfora usada no nordeste para evitar citar o nome .).Acho que o Jornalismo hoje em dia esta andando fora dos trilhos.
Eu Ângela de Oliveira poetisa,escritora,compositora,intrumentista,atriz,jornalista ,Ambientalista.Essas duas crianças fundadoras da Comunidade Diario de Classe ,são a ESPERÂNÇA DO BRASIL.futuras presidentas do Brasil.
João Pessoa -Parahyba -Brasil
Janeiro de 2013.
Os videos que a aluna da Faculdade Mauricio de Nassau ,postou,com minha imagem ,nas citaçoês ela se refe a mim e a Angela Bismarchi.Zombando de mim,me comparando a Angela Bismarchi ,achando ela que a Angela Bismarchi é um nada.Só que por ela não saber escrever textualmente,dar -se a entender que ela esta esculhambando com a Angela Bismarchi,porque tudo que ela escreveu,quem costuma fazer é a Angela Bismachi,é ela quem desfila no carnaval,é ela que faz plastíca,etc coisa e tal.Eu sou Ângela de Oliveira;totalmente diferente da Angela Bismarchi.
A educação tanto pública .como particular,está uma esculhambação.
Angela de Oliveira -poetisa,escritora,compositora,instrumentista,Jornalista,Ambientalista.
João Pessoa-Parahyba-Brasil.
Janeiro de 2013
Paz e Amor.
Amados amigos,Pinto do Acordeon,Cicinho Lima,Mara Malges ,Sulamita Ayla,Bedi Figuereido,Baiano de Conceição,e outros que compoêm músicas comigo e gravam minhas músicas,quero aqui tambemregistrar as cantoras Irah Caldeira ,Cristina Amaral , Cris Araujo, a banda remelexo,a banda Anjo Azul e outros que gravam minhas músicas.,muito obrigado.http;//www.youtube.com músicas para serem gravadas Ângela de Oliveira compositora,poetisa,escritora,Ambientista,Jornalista em formação.
Amados amigos,Pinto do Acordeon,Cicinho Lima,Mara Malges ,Sulamita Ayla,Bedi Figuereido,Baiano de Conceição,e outros que compoêm músicas comigo e gravam minhas músicas,quero aqui tambem registrar as cantoras Irah Caldeira ,Cristina Amaral , Cris Araujo, a banda remelexo,a banda Anjo Azul e outros que gravam minhas músicas.,muito obrigado.http;//www.youtube.com músicas para serem gravadas Ângela de Oliveira compositora,poetisa,escritora,Ambientista,Jornalista em formação.
POESIA-VIGOR DA PAIXÂO
Autora-Ângela de Oliveira
Fulgia em uma humana nebulosa,
Na óptica abreaviatura de um ser perplexo
toda a sensualidade tempestosa,
Dos apetites do sexo.
O vigor da paixão,
Transparecendo do coração,
O desejo de te amar,
O amor que acalanta o meu ser,
O amor que me faz te esperar,
O amor que me faz feliz,
O amor que me faz chrar,
Aplexo,
Amabilidade,
Anainaria o meu ser,
Mais amor é amenidade,
Portanto,espero por você.
È,a educação esta muito disequilibrada,os alunos não respeitam ,os professores e nem aos outros alunos,não tem a menos educação,de forma ridícula agem para chamar a a tenção,essas pessoas ridículas não respeitam nem a si mesmo.È por isso que a violência esta como esta,os pais criam os filhos sem ensinar ,nem si quer a respeitar a eles mesmocomo pai;muitos nem de pai,maê chama.O que fizeram com a Ângela de Oliveira,foi uma grande falta de respeito!Os coordenadores tinham a obrigação de resolver esse absurdo na sala da coordenação.Isso fica muito feio,como é que uma Faculdade que se diz formar Jornalistas,hagem firindo a ètica Jornalistica,que educação é essa?que exemplo de jornalista é esse,que fazem uso de umcelular para Zombar ridicularmete de uma estudante que paga caro a mensalidade,para obter conhecimento e formação!?Que Jornalistas são esses?Isso é muito feio.Preconceito em uma Faculdade de Jornalismo? Que ridículo?Na Paraiba só se distaca ricularidade.Além de terem zombado da aluna Ângela de Oliveira,fizeram uso do nome da Ângela Bismarchi,o que tem haver a vida da Ângela Bismarchi ,com a vida da Ângela de Oliveira?Que eu saíba ,elas são diferentes.,conheço o trabalho da Ângela de Oliveira,que porcinal é ótimo!E não gosta de expor sua imagem,e sim sua obra literaria.já a Ângela Bismarchi,esta sempre aparecendo.È muito feio o que fizeram com a Ângela de Oliveira ,artista Paraibana.de suma importância.
A Ângela de Oliveira ,artista Paraibana,conheço seu trabalho,poético ,musical que é um ouro,de qualidade.Sei que a educação dela é verdadeira e exemplar, pois conheço a história da sua familia pois somos de Patos de Majô Miguel,a Capital do Sertão,e sua familia é conhecida como gente bacana , educada e inteligente.
Rikelmo de Moraes Oliveira
O que fizeram com ela,na Faculdade Mauricio de Nassau,é coisa para mentalidade de gente do tempo do Homen da pedra,quem tem inteligencia não tem preconceito!Quem é civilizado não julga as pessoas pela a aparência.As pessoas que zombaramda Ângela de Oliveira ,são futeis,vulgares,disclassificadas,pobres …feias.Quem tem inteligência persebe o quanto a Ângela de Oliveira è talentosa,inteligente,edicada,civilisada,linda,toca violão,guitarra e cavaquinho muito bem,e suas músicas são lindas.
Rukelmo de Moraes Oliveira.
Jornalistas da Faculdade Maurício de Nassau?Cadê a ética jornalistica de voces,que educação é essa?por que a coordenação do curso jornalismo não a fastou essa aluna mal educada,misticha ,esdrixidar,matuta,ignorante.?Qual foi as providência que tiveram endefesa da Ângela de OLiveira?
Os politicos ,não tão nem ai,os pais de familia tambem não tão nem ai.Ter filho de primeiro,era porque quriam formar uma familia,.Hoje em dia se tem filhos para receberem o bolça familia.Tem os filhos e criam como Deus criou batata.ficam pertubando as pessoasnão respeitam nem os pais.Os pais não ensina nada.
Como sera o amanhâ?
com essa geração ?totalmente disequilibrada.
Os pais hoje endia,não ensina educação aos filhos,nem religião,nem ensinaam os filhos respeitarem os mais velhos.O disequilibrio é total.Isso vai se estendendo pra pior,se Deus não agir.
A ÈTÌCA JORNALISTÌCA
Sei que em todas as profissoês ,tem algumas pessoas de grande exemplo profissional,mas tambem tem outros que dizarreda,ha bicho ,pra dar trabalho.!mas em uma faculdade aonde dizem que é educação?Isso que fizeram com a Ângela de Oliveira ,é um absurdo.espero que eles se corrijam e resolvam isso,em defesa da Ângela de Oliveira.Como é que uma Faculdade Mauricio de Nassau,que carrega a Imagem da Cidade de joão pessoa Paraiba,não resolveu esse absurdo logo,deixaram essaa coisa feia preconceituosa ,se estender desse jeito.Sou defensor da Verdade.A Verdade Vencerar.
ÉTica joRnAlistíca
falando sobre ética jornalistica ,acho que esses jornalista da Faculdade Maurício de Nassau,não sabem o que seja ,ética.Uma pessoa que bresa pela a sua profissão,anda com honestidade ,respeito e sabedoria.,Fiquem sabendo que:Quem humilia,por si será humilhado.quem zomba,por si será zombado.A justiça Divina não falha.Sou defensor da Verdade,a verdade vencerá.
EDUCAÇÂO
Refletindo sobre a diferência das duas crianças que tiveram a ideia de criar a comunidade para resolver os problemas da educação ,propriamente a escola aonde elas estudam;as comparando a diferencia da capacidade,o criança cabeça de adulto,com a Mulher que fez o video de mim na Faculdade Mauricio de Nassau e postou na internet Zombando de mim,A diferencia é grande,uma contrariedade imensa!Duas criança com cabeça de adulto,e uma mulher com cabeça de criança!Pois ela quer disfazer de mim,me humilhar,me transformar em uma pessoa contraria doque sou!.,Eu sou conhecida por muitas pessoas ,todos sabem da horigem da Familia Aires e Oliveira,como tambem a Familia Ferreira Costa.Uma familia muito educada,culta,e honesta.,lá da Cidade de Patos na Paraiba.Como é diferente a educação e história de uma criança fruto de uma familia equilibrada,para uma, fruto de uma criação disequilibrada.As familias todas por mais que fossem analfabetas ,ela ensinavam educação aos filhos,e a respeitar aos outros,pediram licença,pedir porfavor,usar a forma de tratamento com os mais velhos ,senhor ou senhora.Mas hoje ,dias atuais,é uma bagunça,não chamam nem os pais de maê ,pai;e nem tomam a benção.È uma raridade!encontrarmos uma familia que ensinam as boas maneiras.Ângela de Oliveira.Compositora,escritora,poetisa.