Screenshot 2013-09-26 06.04.18Setembro de 2013 marca os quatro anos do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), uma ação de pesquisa e extensão do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (POSJOR/UFSC).

Criado em 2009, o projeto é desenvolvido por professores e alunos do Mestrado e da graduação que atuam no grupo de pesquisa de mesmo nome. Para além das investigações do coletivo – na forma de dissertações ou de iniciação científica -, o objETHOS alimenta semanalmente este site com análises da conduta de profissionais e de coberturas jornalísticas, e materiais de apoio para reflexão sobre a ética no jornalismo. Arquivos em áudio e vídeos, resenhas de filmes, pensatas, referências bibliográficas e cinematográficas, códigos de ética e livros eletrônicos estão integralmente disponíveis no site, constituindo um banco de dados para estudantes, professores, profissionais e demais interessados.

Ao completar quatro anos, o objETHOS aproveita para prestar contas de sua atuação. Neste período, publicou 102 comentários semanais com análises aprofundadas; ofereceu ao público 50 entrevistas em áudio com jornalistas brasileiros e estrangeiros; e produziu 100 resenhas fílmicas, entre outros produtos. No âmbito de suas ações, promoveu e realizou duas edições do Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo (Bapijor) e eventos de circulação mais restrita. Seus pesquisadores participaram de eventos nacionais e no exterior, e oito dissertações de mestrado foram orientadas e defendidas no período.

estatisticas objethos

O site do objETHOS também ultrapassou as 200 mil visitas, conforme se pode ver nas estatísticas extraídas do sistema publicador. A interlocução com pesquisadores e profissionais vem ampliando o reconhecimento do projeto no cada vez mais fundamental debate sobre o jornalismo e sua ética.

Para marcar a data, a equipe do objETHOS ampliou suas listas de livros e filmes recomendados, revisou os links sugeridos, incluiu ligações diretas para as dissertações originadas no grupo e ainda está lançando seu segundo e-book. O volume – que pode ser baixado aqui – faz parte da Coleção objETHOS de Códigos Deontológicos e reúne vinte documentos de referência sobre ética jornalística em países da Europa. A compilação é inédita, bem como a sua tradução em conjunto para a língua portuguesa. O livro tem 113 páginas, em formato PDF e com arquivo de 975 kbytes.

Com este lançamento, os pesquisadores do objETHOS atualizam seu compromisso de permanecerem discutindo e pensando valores, princípios, situações, tomadas de decisão, circunstâncias, ideias e gestos concretos no universo do jornalismo. Entendemos que essa pauta é urgente e oportuna, cada vez mais importante e estratégica.

Continuem conosco!

Advertisements