Com o objetivo de debater e apresentar os seus estudos, pesquisadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) participaram de eventos internacionais durante o primeiro semestre deste ano. Entre os dias 19 e 27 de março os pesquisadores Carlos Marciano e Ricardo Torres estiveram em Brasília, na Universidade de Brasília (UNB), para participar do Curso de Verão (Summer School) “Pesquisa em Comunicação na América Latina”. A 2ª Escola de Verão foi realizada pela Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) e contou com a participação de professores e programas de pós-graduação em comunicação do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Bolívia, Venezuela, Cuba, México e Canadá.

Entre os dias 29 de março e 2 de abril os mestrandos Ricardo Torres e Kérley Winques participaram do XIV Congresso IBERCOM da Associação Ibero-americana de Comunicação (AssIBERCOM), que ocorreu na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).  Durante o evento os pesquisadores apresentaram o artigo: “O jornalismo é maior do que os jornais? Implicações do episódio Charlie Hebdo no debate sobre a crise do setor”, de autoria dos mestrandos e do professor Dr. Rogério Christofoletti. Outros quatro trabalhos de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estiveram na programação do evento.

Nos dias 12 a 15 de maio o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC organizou e promoveu o III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no jornalismo (MEJOR 2015) co-promovido, no Brasil, pela Universidade de Brasília (UNB), e do exterior, pelo Réseau d´Études sur le Journalism (REJ), Centre de Recherche sur l´Action Politique em Europe (CRAPE) e Centre de Recherche em Information et Communication (ReSIC), vinculados à Universidade de Rennes 1 e à Universidade Livre de Bruxelas. Sob a coordenação do professor Dr. Francisco José Castilhos Karam o evento debateu os silêncios do jornalismo. Durante o colóquio o professor Dr. Rogério Christofoletti e o pesquisador Ricardo Torres apresentaram o trabalho: “Impactos da autonomia das mídias sociais no jornalismo político”. O POSJOR UFSC esteve representado por outros quatro trabalhos no colóquio. Os pesquisadores do objETHOS, professor Dr. Samuel Lima e professor Dr. Rogério Christofoletti coordenaram mesas de debate do Mejor.

6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo

Em junho (dias 1 a 3) o objETHOS estará representado no 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo que será realizado em Campo Grande, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e terá como tema central “Performance em Ciberjornalismo: tecnologia, inovação e eficiência”. Durante o simpósio o pesquisador Ricardo Torres irá apresentar o trabalho: “A utilização das mídias sociais na cobertura jornalística: engajamento e ciberativismo”. Os mestrandos do POSJOR UFSC, Alexandre Bonacina e Kérley Winques também irão apresentar trabalhos no evento.

Advertisements