O jornal Folha de S. Paulo lançou ontem (7) uma errata que admite o uso de plágio em entrevista publicada no dia 26 de março. O caso foi levantado após a contestação de Blanca Jiménez, diretora da Divisão da Ciência da Água da Unesco e fonte da matéria citada. Segundo a especialista, trechos de sua entrevista concedida ao jornal Estadão em 3 de novembro de 2014 foram utilizados no texto recente de Folha sobre a crise da água em São Paulo. Em nota, o governo do Estado afirma que as frases de Jiménez a respeito da gestão hídrica estão descontextualizadas. A fonte ainda reitera que a publicação de Folha não reflete sua posição política.
Na correção, o jornal assume a adulteração dos trechos e credita o erro ao “até então colaborador eventual” que assinou a publicação. O jornalista, por sua vez, nega o plágio.
img 01.jpg