Já pode ser acessado na internet um novo site que tem por finalidade estudos de crítica de mídia. O Observatório do Telejornalismo Paranaense – teleVISUM Observatio – propõe analisar o jornalismo televisivo com múltiplos olhares.

Entre os diversos tópicos de interesse, o observatório disponibiliza estudos, análises, comentários, artigos e pesquisas, bem como resultados de investigações e outros produtos de natureza acadêmica acerca do telejornalismo, com ênfase em abordagens regionais, mas podendo englobar também materiais científicos de âmbito nacional e/ou internacional.

O teleVISUM começou a ser elaborado em setembro de 2015 e é uma realização do Grupo de Pesquisa Estudos da Imagem (telejornalismo) – credenciado junto ao CNPq, vinculado ao Curso de Jornalismo da UFPR.

Um dos principais objetivos do site teleVISUM  OBSERVATIO é reunir e divulgar estudos a respeito de questões éticas e técnicas relacionadas à qualidade do telejornalismo regional, bem como outros materiais acadêmicos versando sobre temas correlatos, produzidos pela equipe integrante do Grupo de Pesquisa e também por estudiosos integrantes de instituições parceiras, entre as quais estão o Observatório da Ética Jornalística – objETHOS e outros cursos de Jornalismo de instituições públicas e privadas do Paraná.

Até agora os visitantes do site podem acessar publicações como livros, artigos científicos, dissertações de mestrado e comentários produzidos pelos integrantes do grupo. E em breve também serão disponibilizadas teses, TCCs e outros textos que visem aumentar a abrangência de conhecimentos a respeito do telejornalismo.

Advertisements