Pesquisadores do objETHOS participam do 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), que ocorre entre os próximos dias 9 e 11 de novembro na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Palhoça.

Rogério Christofoletti é um dos palestrantes na mesa “Jornalismo: Potências, Silêncios e Censura”, junto com Danilo Rothberg (Unesp) e Liziane Guazina (UnB). O evento começa às 9h da quinta-feira, 10, e tem mediação de Josenildo Guerra (UFS).

Ainda na quinta, Ricardo Torres apresenta o trabalho “Jornalismo sobre política: uma concepção alargada dos temas políticos”, às 14 horas. Dairan Paul e Rogério Christofoletti apresentam “Profissionais e amadores: uma abordagem teórica das virtudes, disputas éticas e confluências de valores no jornalismo”, na sessão 5 das comunicações individuais, das 14 às 18 horas.

978-85-7474-897-9Fechando a quinta-feira, Samuel Lima lança o livro “Jornalismo, Crítica e Ética”, que coorganizou com Francisco José Castilhos Karam, às 20 horas.

Já no dia seguinte, sexta-feira, Lima apresenta, junto da graduanda da UFSC Mônica Custódio, o artigo “A precarização do trabalho jornalístico no Diário Catarinense (Grupo RBS): uma reflexão sobre indicadores e metodologias de pesquisa”, às 15 horas.

Também no dia 11, Jeana Santos apresenta o trabalho “Da imersão nas ruas à janela virtual: a solidão e o silêncio na esfera jornalística”, às 8 horas. No mesmo horário, Amanda Miranda apresenta o artigo “Hibridação no jornalismo especializado em saúde: resultados preliminares de uma experiência etnográfica”.

No período da tarde, Evandro de Assis apresenta o trabalho “Seleção de conteúdos no jornalismo participativo: desafios e potencialidades na experiência do Coletivo Blumenau”, às 13 horas. Quem fecha a participação dos pesquisadores do objETHOS na 14ª SBPJor é Leonel Camasão, com o trabalho “Sistemas de aferição da liberdade de expressão: os casos do Freedom House e Repórteres Sem Fronteiras”, a partir das 14 horas.

Mais informações no site do evento.