A pesquisadora do objETHOS e doutoranda do POSJOR/UFSC Amanda Miranda fará parte da sua pesquisa na University of Leicester, no interior da Inglaterra. O período de doutorado sanduíche financiado pela CAPES começa em 3 de abril e termina em 30 de setembro.

Supervisionada pelo professor Julian Matthews, Amanda pretende entrevistar jornalistas com experiência na cobertura de saúde e fontes de informação da área médica. O objetivo é discutir como os jornalistas se especializam na área, incorporando vocabulários e um saber próprio da medicina, e como os médicos também acabam se tornando comunicadores ao aparecerem com frequência nas notícias sobre saúde.

A expectativa da acadêmica é reforçar o material empírico da sua pesquisa de doutorado, que conta com uma experiência etnográfica no programa Bem Estar, exibido pela Rede Globo. “A ida para a Inglaterra me tratá um olhar para os modos de produção jornalística e para a atuação de suas fontes em uma empresa pública. Como a saúde é um assunto sempre de interesse público, essa perspectiva é importante para confrontar com a de uma emissora comercial”, diz.

Advertisements