O coletivo Intervozes divulga resultados da pesquisa Media Ownership Monitor (MOM – Monitoramento da Propriedade da Mídia) – capítulo Brasil na próxima terça-feira, 31, em São Paulo. O estudo é patrocinado pelos Repórteres Sem Fronteiras e visa a mapear os 50 maiores veículos de mídia impressa, radiofônica, televisiva e em internet no país.

O MOM é uma iniciativa global de pesquisa e incidência política para criar transparência sobre os donos da mídia. Para responder à questão “Quem controla a mídia?”, o estudo fornece ao público uma fonte acessível e continuamente atualizada sobre os interesses por trás das notícias oferecidas no país.

Foram analisadas as redes de TV aberta Globo, SBT, Record, Band, RedeTV!, RecordNews, TV Brasil, Rede Vida e Gospel, e os veículos de televisão por assinatura, Globo News e Band News. Também foram estudadas as redes de rádio Jovem Pan, Gaúcha Sat, Band FM, Globo AM/FM, Transamérica, Mix FM, CBN, Rede Católica de Rádio, Rede Aleluia, Bandeirantes, BandNews e Novo Tempo; os portais Globo.com, UOL, Abril, IG, ClicRBS, Estadão, R7, Revista Fórum, O Antagonista e BBC; as revistas Veja, Época e IstoÉ e os jornais Folha de S. Paulo, O Globo, Super Notícia, O Estado de S. Paulo, Zero Hora, Extra, Diário Gaúcho, Agora São Paulo, O Estado de Minas, Valor Econômico, Correio Braziliense, O Tempo, Correio do Povo e Daqui.

Assim que divulgados, os dados do MOM-Brasil estarão acessíveis em um site dedicado à pesquisa.

Advertisements