Integrantes do grupo de pesquisa objETHOS participam de atividades do 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, organizado pela Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), o evento ocorre de amanhã (8) a 10 de novembro.

O professor Samuel Pantoja Lima e a jornalista Mônica Custódio apresentam o trabalho “Precarização do trabalho jornalístico no “Diário Catarinense”: Estudo de caso do período de 2014-2016” na mesa coordenada “Trabalho e Identidade dos Jornalistas: condições de produção e valores profissionais”. O professor Rogério Christofoletti e a bolsista de iniciação científica Giulia Gaia debatem o artigo “O tema da privacidade em códigos deontológicos de jornalismo”, que eles produziram a partir de suas pesquisas.

Dairan Paul apresenta alguns dos resultados da sua dissertação no artigo “Caminhos teóricos para uma ética do não-jornalista: reflexões a partir de dois coletivos”. A doutoranda Lívia de Souza Vieira apresenta o trabalho “Métricas de impacto no jornalismo online: o caso do caderno “Nós”, do Diário Catarinense”. A também doutoranda Amanda Souza de Miranda expõe o artigo “Notícias em saúde: análise da produção científica em periódicos do Brasil, EUA e Inglaterra”. Os pesquisadores Ricardo Torres (doutorando, Siliana Dalla Costa e Caetano Machado  (mestrandos) apresentam o trabalho “Ética jornalística nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Jornalismo: uma abordagem na perspectiva das novas diretrizes”.

O evento ainda contará com a participação do professor Carlos Camponez, da Universidade de Coimbra, que está em visita à UFSC e desenvolve atividades no objETHOS. Camponez é um dos debatedores na mesa “Jornalismo hoje: a diversidade e os direitos humanos na práxis”.

Para mais informações do 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, acesse aqui.

Advertisements