A terceira roda de conversa do projeto de extensão “Educação para a Crítica de Mídia nas Escolas Públicas” aconteceu no dia 21 de novembro. A equipe do objETHOS deu sequência ao trabalho na Escola Educação Básica Nereu Ramos, em Santo Amaro da Imperatriz (SC). O professor Samuel Lima coordenou a atividade, que teve a participação de Ricardo Torres (doutorando do PPGJOR), Sofia Dietman e Maria Teresa Mazetto (estudantes de jornalismo) e da pesquisadora Cristine Marquetto (doutoranda da Unisinos, RS).

O tema escolhido pelos estudantes foi a cobertura da mídia jornalística em casos de suicídio. A questão principal foi: como quebrar esse tabu e noticiar de maneira responsável? Na opinião de alguns estudantes, falta profundidade nas reportagens que tratam do assunto; outros também questionaram tanto a dificuldade dos jornalistas em abordar o tema quanto da comunidade em receber essas notícias. Para suscitar o debate, foi exibido um vídeo produzido pelas alunas do Jornalismo/UFSC Sofia Dietmann e Isabela Martins, com depoimentos dos jornalistas Rogério Christofoletti e Isabel Colucci.

O encontro contou com apoio e participação das professoras Débora Guilherme da Costa e Ana Maria Zys Benvenutti (diretora da escola Nereu Ramos). A próxima roda de conversa, que encerra as atividades no semestre, será no dia 5 de dezembro. O tema: o impacto do erro da informação jornalística na vida das pessoas.

Anúncios