No final de novembro passado, o Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) realizou o Seminário Internacional Mídia, Política e Credibilidade da Informação Jornalística, em comemoração aos seus 9 anos. Você pode agora assistir a uma síntese do evento, numa edição dividida em quatro partes.

Na primeira delas, um dos coordenadores do Projeto Credibilidade, Francisco Belda (Unesp) discutiu dados do The Trust Project sobre aspectos técnicos e éticos que envolvem a produção jornalística. O debate foi complementado pela exposição de Jacques Mick (UFSC), pesquisador do objETHOS, que refletiu sobre os regimes de verdade no consumo do jornalismo.

Você também pode conferir uma análise de Germán Ortiz-Leiva (Universidad del Rosario, Colômbia) sobre as eleições colombianas de 2018, que elegeram, com forte apoio midiático, o presidente Iván Duque. Na mesma mesa, Kelly Prudencio (UFPR) discutiu o contexto político brasileiro a partir de sua pesquisasobre a cobertura do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Por fim, Leandro Demori (editor do The Intercept Brasil) pontua aspectos práticos do jornalismo, debatendo linguagem, o mito da neutralidade jornalística e cuidados éticos.

Assista a seguir aos vídeos e compartilhe nas suas redes sociais. Confira ainda um resumo sobre a cobertura do evento no Twitter.

Parte 1: Francisco Belda/Jacques Mick

Parte 2: Germán Ortiz

Parte 3: Kelly Prudencio

Parte 4: Leandro Demori

Anúncios