Na próxima segunda-feira, 26, mais um pesquisador do ObjETHOS defende sua tese de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Luis Alberto Fernández Silva apresenta a partir das 15 horas em sessão pública o trabalho “Mulheres em Mujeres? Uma análise interseccional à produção de sentidos na revista cubana Mujeres”. A tese enfoca uma publicação da imprensa estatal cubana que desde 1961 tenta dar visibilidade à participação feminina naquela sociedade socialista.

A pesquisa se apoia em conceitos feministas pós-estruturalistas e pós-coloniais, problematiza como o discurso jornalístico contribui para a compreensão das experiências distintas de “ser mulher” e como esse discurso auxilia na produção de conhecimentos sobre a contemporaneidade em Cuba. Luis Alberto é cubano, formado em Comunicação Social pela Universidade de Oriente e é especialista em Comunicação Audiovisual pelo Instituto Superior das Artes em Cuba. Trabalhou como jornalista no Sistema Regional de Televisão em Holguín e como assessor de imprensa na companhia Artex S.A. Está no Brasil desde 2015 para o doutorado.

A tese é orientada pela professora Daisi Vogel, e terá como avaliadores os professores João Manuel de Oliveira (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Portugal), María de los Ángeles Arías Guevara (UFPR), Daiane Bertasso e Gislene Silva, ambas da UFSC. A sessão acontece na sala Henrique Fontes, na Biblioteca Universitária, campus de Florianópolis.

Anúncios