Começa hoje e vai até sexta-feira (08/11) o 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, na Universidade Federal de Goiás. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), e nesse ano conta com a participação de nove pesquisadoras/es do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS).

Hoje, das 9 às 12h, o doutorando Carlos Marciano participa da abertura do 9º JPJor (Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo), onde conversará com jovens pesquisadores sobre suas pesquisas. Já das 16h30 às 17h30, Marciano ministrará a oficina “Metodologia de aplicação do newsgame com o GDDN”, que faz parte de sua pesquisa no doutorado e representa a atividade que lhe concedeu o Prêmio Adelmo Genro Filho na categoria de Pesquisa Aplicada, cuja cerimônia de premiação acontecerá na noite desta quarta-feira.

Amanhã (07/11), o professor Rogério Christofoletti será um dos debatedores da Mesa Temática “Ética Jornalística e Qualidade da Informação” , das 9 às 12h. Já partir das 14h, a professora e pós-doutoranda Silvia Meirelles apresenta seu trabalho “Fontes jornalísticas do ciberespaço: uma proposta de classificação”, na sessão temática “Ciberjornalismo, inovação e dispositivos móveis”. No mesmo horário, o doutorando Carlos Marciano participará da Mesa Coordenada da Rede JORTEC – Desafios e tendências na interface entre o Jornalismo e Tecnologias Digitais, com o artigo “Newsgames como um formato jornalístico e oportunidade de atuação na área dos jogos digitais”.

O último dia do SBPJor será muito movimentado para a equipe do objETHOS pois seis pesquisadores e pesquisadoras apresentam seus trabalhos. A partir das 9h, na sessão temática “Jornalismo e Política I: reconfigurações da esfera pública na Internet”, o doutorando Dairan Paul apresenta seu trabalho “Dimensão moral e estrutural de mídias alternativas de direita: análise dos sites Terça Livre, Renova Mídia e Conexão Política”.

Ainda na manhã de sexta-feira, também às 9h, na sessão “Trabalho e Identidade dos Jornalistas: em busca de modelos de governança social para superar a crise na profissão”, a professora Lívia Vieira e o professor Samuel Lima apresentam o artigo “Governança Financeira e de Sustentabilidade: para além das mudanças estruturais e escolhas políticas das organizações”. Em seguida, na mesma sessão, a doutoranda Andressa Kikuti expõe seu trabalho “Engajamento e circulação de notícias: reflexões sobre o papel do jornalista na promoção da participação dos públicos”.

Já a partir das 14h, a doutoranda Juliana Freire apresenta seu artigo “Os secondary definers e a ressignificação da notícia”, na sessão temática “Participação, interação e estratégias algorítmicas no jornalismo em plataformas digitais”.

E para fechar a participação da equipe do objETHOS no SBPJor, a doutoranda Janara Nicoletti apresenta seu trabalho “Apontamentos sobre a correlação entre condições de trabalho e as escolhas editoriais dos jornalistas” na sessão coordenada “Trabalho e Identidade no Jornalismo: autonomia e constrangimentos no exercício da profissão de jornalista”, que acontecerá a partir das 14h.

Para mais informações, acesse o site do evento e confira a programação completa.