2019 foi um ano especial para o Observatório da Ética Jornalística. Completamos uma década de existência, recebemos reforços importantes em nossa equipe, realizamos evento e ainda mantivemos nossa rotina de publicações no site!

Participamos de eventos na Bolívia, Portugal, Alemanha e Espanha. E no Brasil, em todas as regiões: Rio Branco (AC), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Criciúma e Joinville (SC), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).

As pesquisadoras Tânia Giusti e Clarissa Peixoto defenderam suas dissertações de mestrado, enquanto Luis Alberto Fernándes Silva e Janara Nicoletti apresentaram suas teses de doutorado em bancas. Dairan Paul e Carlos Marciano foram reconhecidos em suas pesquisas e foram premiados pela Intercom e pela SBPJor.

Reformamos nossa newsletter, e publicamos dezenas de comentários semanais e artigos de análise e opinião, assim como notícias, entrevistas e outros conteúdos no site. Demos sequência também ao nosso projeto de educação para a mídia voltado a estudantes de ensino médio de escolas públicas, acumulando experiência para novos saltos na extensão universitária.

Apesar das conquistas, não foi um período fácil, e chegamos a temer pela interrupção do objETHOS, dadas as muitas incertezas que assombraram a universidade e a ciência brasileiras.

Os esforços da equipe e de nossos parceiros garantiram nosso ânimo para continuar e os resultados que alcançamos dividimos com os nossos leitores. Por isso, mais uma vez, agradecemos a leitura, o compartilhamento e a discussão de nossos conteúdos.

Vamos agora para (merecidas) férias escolares e retornamos no começo de fevereiro, com novidades. Até lá, fica o convite para navegar no site. Fiquem à vontade!