O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC está com inscrições abertas para seleção de alunos de mestrado e doutorado. A seleção tem três etapas: análise de currículo e projeto, prova escrita, e entrevista. O prazo de inscrição vai até terça, 17 de março, e todos os detalhes do concurso podem ser consultados no edital.
Doze professores abriram um total de 31 vagas, e sete delas estarão vinculadas a docentes-pesquisadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). O professor Samuel Lima tem duas vagas para orientar mestrado e uma de doutorado. Esses trabalhos devem se alinhar aos assuntos de sua especialidade: jornalismo como profissão: perfil profissional, identidade e condições de trabalho; teoria do jornalismo – jornalismo como forma social de conhecimento; e crise no jornalismo e sustentabilidade do negócio jornalístico.
Duas vagas para mestrado e duas para doutorado foram abertas pelo professor Rogério Christofoletti, cujos temas de interesse de orientação são: ética jornalística; crise no jornalismo; transparência no jornalismo e media accountability; privacidade, vigilância e jornalismo.
Candidatos aprovados no processo seletivo com a sinalização de orientação desses professores vão atuar no grupo de pesquisa do objETHOS, que mantém atividades como reuniões periódicas, produção de artigos científicos, e participação em eventos. O número de vagas aponta para a disponibilidade de acompanhamento dos docentes, e só serão totalmente preenchidas em caso de aderência às pesquisas em andamento, aprovação no processo seletivo, e matrícula no programa de pós-graduação.
O objETHOS foi criado em setembro de 2009 e há mais de uma década contribui para a formação de novos mestres e doutores em jornalismo. Veja aqui os trabalhos já orientados pelos professores do grupo.