Nove artigos integram o segundo dossiê sobre Qualidade no Jornalismo, Democracia e Ética, divulgado pela revista Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM). Com edição de Carlos Camponez (Universidade de Coimbra) e Rogério Christofoletti (UFSC), os textos abordam desinformação, media literacy, o papel do jornalismo em sociedades democráticas e a influência das métricas, entre outros temas.

Na seção livre, oito textos discutem desde inovação em organizações jornalísticas e leitores como comunidade discursiva até fotojornalismo contra-hegemônico e cooperativa de jornalistas. Duas resenhas também fazem parte da edição, além de uma entrevista com a pesquisadora Maria Helena Weber sobre comunicação pública em tempos antidemocráticos.

Este é o terceiro resultado da cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC e a Universidade de Coimbra. Você também pode acessar a primeira parte do dossiê, publicado pela EJM, e uma edição da revista portuguesa Mediapolis dedicada ao tema da ética na comunicação e no jornalismo.