O doutorando Carlos Nascimento Marciano defende na próxima segunda-feira, 13, a tese “Da pauta ao play: proposta metodológica para o planejamento e desenvolvimento de newsgames”. O trabalho é a 19ª tese de doutorado produzida e orientada no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC).

A tese marca uma década de estudos do autor sobre os jogos jornalísticos e, com natureza na pesquisa aplicada, propõe o método “Dez passos para o desenvolvimento de newsgames”. Ele foi construído a partir das experiências em 10 oficinas, tendo como público alvo estudantes e profissionais que já atuavam no mercado de trabalho. Além disso, o trabalho amplia a conceituação dos jogos jornalísticos, ao definir critérios para diferenciar newsgames dos jogos embasados em notícias, e dos Serious Games, com a elaboração do Game Design Document para Newsgames (GDDN).  A pesquisa foi orientada pela professora Rita Paulino, e coorientada pela professora Raquel Longhi. 

Atendendo às orientações sanitárias excepcionais, a banca de defesa acontece por sistema de videoconferência, e é aberta para assistência. Participam como avaliadores os professores Dulce Márcia Cruz (PPGE/UFSC), Cárlida Emerin (PPGJOR/UFSC) e Rogério Christofoletti (PPGJOR/UFSC). A sessão começa às 14 horas e o link para acompanhar a defesa será informado pelo Twitter do PPGJOR momentos antes do início.

Publicidade