Dois importantes projetos nacionais acolheram o objETHOS em setembro: o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas e a Coalizão Direitos na Rede.

O fórum foi criado em 2003 e é formado por entidades, organizações de mídia e pesquisadores que acompanham a implementação da Lei de Acesso a Informação. O fórum, aliás, foi muito importante para a aprovação e sanção dessa lei, modificando o cenário jurídico brasileiro em termos de direitos dos cidadãos a informações de governos. Além disso, o fórum tem tido um grande papel na abertura de dados de interesse público e no aperfeiçoamento dos portais de transparência, por exemplo.

A Coalizão Direitos na Rede surgiu em 2016, e é composta por entidades e pesquisadores que defendem direitos digitais, como acesso, liberdade de expressão, proteção de dados pessoais e privacidade na internet. A coalizão tem sido uma voz potente nos debates atuais sobre Marco Civil da Internet e a recém-implementada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O objETHOS é uma iniciativa acadêmica que se dedica a pesquisar jornalismo, ética, crítica de mídia e educação midiática. Nossos pesquisadores também se debruçam sobre temas como transparência, privacidade, liberdade de expressão e prestação de contas pela mídia. As novas parcerias renovam o entusiasmo do observatório, justamente neste mês, quando ele completa 11 anos de existência.

Publicidade