A pesquisadora Janara Nicoletti participa de um debate online sobre “O trabalho d@ jornalista num cenário pós- pandemia”, às 16h desta sexta-feira (23). O evento é realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade d@s Jornalistas (Retij). A transmissão ao vivo será feita pelos canais da SBPJOR no YouTube e no Facebook.

Profissionais e pesquisadores integrarão a última mesa virtual do SBPJor em Redes – série de debates online organizada pelas redes de pesquisa da associação. Além da pesquisadora da UFSC, participarão do encontro Janaina Visibeli, professora na Universidade do Estado de Minas Gerais e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA/USP); Maria José Braga, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Idelfonso Rodrigues, diretor de Redação do Diário do Nordeste, TV Diário e Rádio Verdes Mares, e Diretor de Operações do Sistema Verdes Mares; e Laércio Portela, editor e um dos fundadores do portal de jornalismo independente Marco Zero Conteúdo. A roda de conversa virtual será mediada por Edgard Patrício, coordenador da Retij, do grupo de pesquisa Práxis no Jornalismo e professor de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Ceará (UFC). 

O objetivo é refletir a produção jornalística a partir do processo de afrouxamento das regras de distanciamento social e o retorno das atividades de vários setores econômicos. Da mesma forma que as rotinas produtiva do jornalismo foram impactadas no início da crise sanitária, ela continua sofrendo adaptações durante o processo de reabertura em vários níveis. Entre os questionamentos que se buscará fazer estão: 1) como está sendo essa retomada? 2) que processos e práticas foram instaurados no contexto de pandemia que devem permanecer? 3) que reflexos essas novas práticas podem trazer à qualidade da informação jornalística?

Publicidade