A partir desta segunda-feira, 09, até dia 13 de novembro, acontece a 15ª edição do Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), realizado excepcionalmente em modalidade remota na Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín, Colômbia. Seis pesquisadores do objETHOS expõem suas pesquisas no congresso.

“La transparência como valor ético en el periodismo: un estudio en códigos deontológicos” é o título do paper que será apresentado na segunda-feira por Rogério Christofoletti, Dairan Paul e Denise Becker, no grupo temático “Ética, Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão” (GT-18), sessão 1A “Direito à Informação e Transparência”. 

No mesmo dia, Juliana Freire Bezerra apresenta “La dimensión político-pedagógica del periodismo brasileño para cubrir la pandemia de Covid-19”, na sessão B: “Nuevas formas de organización y mobilizacion social y el papel de la comunicación”. O GT se chama “Comunicación para el Cambio Social”.

Por fim, Clarissa Peixoto e Samuel Lima expõem o paper “Hegemonia, Jornalismo e Conhecimento: possíveis leituras sobre práxis contra-hegemônica” no dia seguinte, no grupo temático “Comunicação Popular, Comunitária e Cidadania” (GT-8), eixo de política.

Neste ano, o tema do ALAIC é “Desafios e paradoxos da comunicação na América Latina: cidadania e poder”. Mais informações no site do congresso.

Publicidade