Lívia Vieira, pesquisadora associada do objETHOS, foi uma das entrevistadas no podcast Café da Manhã, do jornal Folha de S. Paulo. O episódio tratou do futuro do jornalismo e foi lançado no dia em que o veículo completa 100 anos. Ouça aqui.

Entre os temas discutidos, estão os impactos da pandemia nas redações e o consumo de informação pelos leitores. “A qualidade da conexão de internet e a própria existência dela são fundamentais para como as pessoas vão se informar no futuro”, destaca a pesquisadora. “Quando pensamos, por exemplo, em narrativas imersivas, eu tenho que levar em conta que a pessoa precisa de um óculos de realidade virtual para consumir a informação. O mesmo acontece com os smart speakers, que são caros”.

Participaram ainda Andréia Sadi (Globo News), Bruno Torturra (Estúdio Fluxo), Fábio Takahashi (DeltaFolha), Fausto Salvadori (Ponte Jornalismo), Helena Bertho (AzMina), Murilo Garavello (UOL) e Pedro Borges (Alma Preta).

Atualmente, Vieira é professora na Faculdade de Comunicação da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e editora da newsletter Farol Jornalismo. Em 2018, defendeu a tese de doutorado “Métricas editoriais no jornalismo online: ética e cultura profissional na relação com audiências ativas”, sob orientação do prof. Dr. Rogério Christofoletti, junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).