Na próxima quarta-feira (24/03), a partir das 19h, o curso de Psicologia da Faculdade Ielusc (Joinville/SC) promove mesa-redonda com o tema “O real e o falso, ou o falso e o real: é possível ressignificar nossa relação com a informação nas redes?”.

Em debate, questões relacionadas ao fenômeno das fake news, pós-verdade, cultura do cancelamento, hiperexposição em redes sociais e o poder do oligopólio das big techs. O professor Samuel Lima (PPGJOR/UFSC), pesquisador e um dos coordenadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC), será um dos debatedores.

A mesa-redonda será transmitida em sistema de videoconferência (Google Meet). A outra debatedora é a professora Caroline Nunes Magalhães, que pesquisa a área de psicologia comportamental. A mediação será feita pelos professores Elaine Cristina Luiz e Nasser Haidar Barbosa.

O evento é parte do calendário acadêmico do curso de Psicologia da instituição, cujo eixo temático mais geral é a “ressignificação”. Está previsto uma série de atividades com o intuito de discutir diferentes temas contemporâneos na perspectiva de ressignificar.

“O desafio é grande e envolve a crítica social e o fomento à reflexão que propicie o rompimento de paradigmas ou, no mínimo, o enfrentamento de lógicas e visões de mundo cristalizadas”, acrescenta o professor Nasser Haidar Barbosa, um dos organizadores do debate.