objETHOS

Observatório da Ética Jornalística

Eventos

2010

Waisbord-SMPAEm 26 de outubro, a cinco dias do segundo turno das eleições presidenciais, o objETHOS e a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) promoveram o Seminário Democracia e Jornalismo na Era Digital, evento que contou com a conferência do professor Silvio Waisbord (George Washington University) e comentários de Nilson Vargas (editor-chefe do Diário Catarinense), Carlos Müller (assessor da ANJ e doutor em Ciências Sociais) e do professor Francisco José Karam (objETHOS).

O seminário reuniu pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e diversos interessados nas tensas relações entre políticos e jornalistas, governantes e repórteres.

2011

A primeira edição do Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo (Bapijor) aconteceu em 9 de 10 de junho, no Auditório Henrique da Silva Fontes, Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Brasil.

DSC_0262

Na ocasião, seis profissionais dos mercados brasileiro e argentino e seis acadêmicos dos dois países discutiram o estado da arte, os desafios e os avanços mais recentes do jornalismo investigativo e da pesquisa científica. O evento foi dirigido a estudantes, professores, jornalistas e público geral, reunindo cerca de 200 pessoas nos dois dias de discussão. Parte dos resultados pode ser conferido no livro “Jornalismo Investigativo e Pesquisa Científica: Fronteiras”, organizado por Rogério Christofoletti e Francisco José Castilhos Karam.

Os convidados foram Adriana Amado Suárez
, Angela Bastos, Angelina Nunes, Cláudio Júlio Tognolli, Eduardo Blaustein, Gislene Silva, José Roberto de Toledo, Marco Aurélio Braga, Martín Becerra, Mauro César Silveira, Rodolfo Barros, Rogério Christofoletti, Samuel Pantoja Lima, Sebastián Lacuna, Sergio Murillo de Andrade e Washington Uranga.

O Bapijor foi uma realização do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor/UFSC), com patrocínio da Fapesc e apoios da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), PRAE/UFSC, CCE, Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e Fapeu.

2012

copia-de-dsc_0279-300x200O 2º Bapijor aconteceu em 17 e 18 de abril no Auditório da Reitoria da UFSC, em Florianópolis. No programa, estavam temas como ética, técnica e estratégia no jornalismo político, jornalismo investigativo de empresas e riscos profissionais.

Os convidados foram Antonio Claudio Brasil, Carlos Castilho, Daniela Arbex, Eduardo Meditsch, Francisco José Castilhos Karam, Guillermo Maestrini, James Alberti, Leandro Fortes, Lila Lucheis, Luciana Kraemer, Luis Meneghim, Mylton Severiano, Samuel Lima, Sandra Crucianelli, Simone Kafruni e Valci Zuculoto.

Parte dos resultados do evento pode ser conferido no livro Reportagem, Pesquisa e Investigação, organizado por Rogério Christofoletti e Samuel Lima.

A edição de 2012 foi uma realização do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Posjor/UFSC), com patrocínio da Fapesc e apoios da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), PRAE/UFSC, CCE, Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e Fapeu.

A partir da terceira edição, o Bapijor passou a ser um evento bianual.

2014

imagesO 3º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo (Bapijor) aconteceu em Viedma, Río Negro, Argentina, em 24 e 25 de abril de 2014. Mesas redondas e debates se deram nas instalações do campus da Universidad Nacional de Río Negro, e a professora Lila Luchessi foi a presidente do evento.

Entre palestrantes e mediadores, estavam Adriana Amado, Daniela Arbex, Fernando Irigaray, Francisco Karam, Gastón Roitiberg, Guillermo Berto, Guillermo Mastrini, Lila Luchessi, Marcelo Soares, Martín Becerra, Rogério Christofoletti e Santiago Rey.

O evento teve patrocínio dos ministérios da Educação e Direitos Humanos da Argentina, do governo da província de Río Negro, da Prefeitura de Viedma e da Federación Argentina de Carreras de Comunicación Social (Fadeccos), e apoio do Sindicato de Trabajadores de Prensa de Viedma e da Federación Latino-americana de Facultades de Comunicación Social (Felafacs).

2016

objethos-7-anos-5Para marcar os sete anos do objETHOS, realizamos dois debates no dia 7 de outubro. Pela manhã, o professor Carlos Camponez (Universidade de Coimbra – Portugal) discutiu ética, deontologia e crítica de mídia com os professores Gislene Silva e Samuel Lima, ambos do POSJOR/UFSC. À tarde, Marcelo Träsel (Abraji) e os advogados criminalistas Rodrigo Dall’Acqua (IDDD e OAB/SP) e Renato Boabaid (OAB/SC) debateram os desafios nas coberturas de polícia, violência e segurança pública.

O evento teve patrocínio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), e apoio do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR).