Bibliografia

book-hiEsta é uma bibliografia sobre ética e deontologia jornalística recomendada pelos pesquisadores do objETHOS.

Incompleta e em constante expansão, esta lista aceita novas sugestões de livros em português, inglês, espanhol e francês.

Para participar, mande um email para objethos@gmail.com

ABRAMO, Claudio. A regra do jogo. São Paulo: Companhia das Letras, 1988

ABRAMO, Perseu. Um trabalhador da notícia. SP: Ed. Fundação Perseu Abramo, 1997

ALMINO, João. O segredo e a informação – Ética e política no espaço público. SP: Brasiliense, 1986

ALSIUS, Salvador; SALGADO, Francesc (eds.) La ética informativa vista por los ciudadanos. Barcelona: Editorial UOC, 2010.

ALSIUS, Salvador. Ètica i Periodisme. Barcelona, Pòrtic, 1998.

ANDRÉ, Alberto. Ética e Códigos de Comunicação Social. Porto Alegre: Sagra, 1994

APEL, Karl-Otto. Teoría de la verdad y ética del discurso. 2ª ed. Barcelona, I.C.E./Paidós, 1995

ARBEX JR., José. Showrnalismo – a notícia como espetáculo. São Paulo: Ed. Casa Amarela, 2001

AZNAR, Hugo & VILLANUEVA, Ernesto (orgs.) Deontología y autorregulación informativa – Ensayos desde una perspectiva comparada. México: Universidad Iberoamericana, 2000

AZNAR, Hugo. Comunicação Responsável – Deontologia e auto-regulacão dos meios de comunicação. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 2005

AZNAR, Hugo. Ética de la comunicación y nuevos retos sociales. Barcelona: Paidós, 2005

AZNAR, Hugo. Ética e periodismo — Códigos, estatutos y otros documentos de autorregulación. Barcelona: Paidós, 1999

AZNAR, Hugo. Pautas éticas para la comunicación social. Valencia: U.C.Herrera-CEU, 2005

BAGDIKIAN, Ben. O monopólio da mídia. São Paulo: Veneta, 2018.

BALZAC, Honoré. de. Os jornalistas. RJ: Ediouro, 1999

BARBOSA, Rui. O dever da verdade. São Paulo, COM/ARTE/Edusp, 1990

BARROS FILHO, Clóvis de (org.). Ética e comunicação organizacional. São Paulo: Paulus, 2007

BARROS FILHO, Clóvis de. Ética na comunicação. São Paulo: Ed. Moderna

BARROSO ASENJO, Porfirio. Fundamentos deontológicos de las ciencias de la información. Barcelona, Mitre, 1985.

BECERRA, Martín; LACUNZA, Sebastian. WikiMediaLeaks. Buenos Aires: Ediciones B, 2012.

BELL, Emily; OWEN, Taylor (eds.) Journalism after Snowden. New York: Columbia University Press, 2017.

BERKMAN, Robert; SHUMWAY, Christopher. Digital Dilemmas: Ethical Issues for Online Media Professionals. Wiley-Blackwell: 2003

BERNIER, Marc-François. Éthique et Deontologie du Journalisme. Saint-Nicolas (Québec): Les Presses de l’Université Laval, 2004.

BERTRAND, Claude-Jean. A deontologia das mídias. Bauru: Edusc, 1999

BERTRAND, Claude-Jean. O arsenal da democracia. Bauru: Edusc, 2002

BILBENY, Norbert. La Revolución en la Ética: hábitos y creencias en la sociedad digital. Barcelona, Anagrama, 1997

BOLADERAS, Margarita. Comunicación, ética y política: Habermas y sus críticos. Madrid, Tecnos, 1996

BONETE PERALES, Enrique (coord.) Éticas de la información y deontologias del periodismo. Madrid, Tecnos, 1995

BORDEN, Sandra. Journalism as practice: MacIntyre, virtue ethics and the press. Hampshire: Ashgate Publishing Limited, 2007.

BRAJNOVIC, Luka. Deontologia periodistica. 2ª edición ampliada y reestructurada. Pamplona: Ed. Universidad de Navarra, 1978

BRUUN, Lars (ed.). Professional codes in journalism. Prague, IOJ, 1979

BUCCI, Eugênio. A imprensa e o dever da liberdade. SP: Contexto, 2009

BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Cia das Letras, 2000

CAMPONEZ, Carlos. Deontologia do jornalismo: a autorregulação frustrada dos jornalistas portugueses (1974-2007). Lisboa: Edições Almedina, 2011.

CARVALHO, Guilherme (org.) A ética no jornalismo brasileiro: conceitos, práticas e normas. Curitiba: Intersaberes, 2019.

CHRISTIANS, Clifford G. et al. Media Ethics – cases and moral reasoning. 5ª ed. Longman, 1998

CHRISTIANS, Clifford; FERRÉ, John; FACKLER, Mark. Good news: social ethics & the press. New York/Oxford: Oxford University Press, 1993.

CHRISTIANS, Clifford; GLASSER, Theodore; MCQUAIL, Denis; NORDENSTRENG, Kaarle; WHITE, Robert. Normative theories of the media. Chicago: University of Illinois Press, 2009.

CHRISTOFOLETTI, Rogério; KARAM, Francisco José (orgs.) Jornalismo investigativo e pesquisa científica: fronteiras. Florianópolis: Insular, 2011.

CHRISTOFOLETTI, Rogério; LIMA, Samuel (orgs.) Reportagem, pesquisa e investigação. Florianópolis: Insular, 2012.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. A crise do jornalismo tem solução? Barueri – SP. Estação das Letras e Cores, 2019.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Ética no jornalismo. SP: Contexto, 2008

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Monitores de Mídia – Como o jornalismo catarinense percebe seus deslizes éticos. Univali-UFSC: 2003

CONTI, Mario Sérgio. Notícias do Planalto – A imprensa e Fernando Collor. SP: Cia. das Letras, 1999

CORNU, Daniel. Ética da informação. Bauru (SP): Edusc, 1998

CORNU, Daniel. Jornalismo e verdade: para uma ética da informação. Lisboa, Portugal, 1994

CORTINA, Adela (org.). Ética de la empresa: claves para una nueva cultura empresarial. 2ª ed. Madrid, Trotta, 1996

COSTA, Caio Túlio. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

COSTA, Caio Túlio. O relógio de Pascal. SP: Siciliano, 1991

COSTA, Maria Cristina Castilho; BLANCO, Patricia. Liberdade de expressão e seus limites. São Paulo: ECA/USP, 2015.

CRAIG, David; ZION, Lawrie (eds.). Ethics for digital journalists: emerging best practices. New York/London: Routledge, 2015.

CRIPA, Marcos (org.). Entrevista e ética: uma introdução. São Paulo, Educ, 1998

DERIEUX, Emmanuel. Cuestiones ético-jurídicas de la información. Pamplona, Universidad de Navarra, 1983.

DI FRANCO, C. A. Jornalismo, ética e qualidade. Petrópolis: Vozes, 1996

DINES, Alberto. O papel do jornal. Uma releitura. 5ª ed. ampliada e atualizada. SP: Summus, 1986

DORNELES, Carlos. Bar Bodega. SP: Globo, 2008

DORNELES, Carlos. Deus é inocente, a imprensa não. SP: Globo, 2002

DUPAS, Gilberto. Ética e poder na sociedade da informação. 2ª ed. Revista e ampliada. SP: Unesp, 2001

ELLIOTT, Deni. Jornalismo versus Privacidade. Rio de Janeiro, Nórdica, 1990.

ENTEL, Alicia (Comp.). Periodistas: entre el protagonismo y el riesgo. Buenos Aires: Paidós, 1997.

ERBOLATO, M. Deontologia da Comunicação Social. SP: Vozes, 1982

ESS, Charles. Digital media ethics. Polity Press: Cambridge, 2009.

ESTEVES, J. Pissarra. A ética da comunicação e os media modernos – Legitimidade e poder nas sociedades complexas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998

ÉTICA da Comunicação. Cadernos LCC – Leitura crítica da Comunicação. São Paulo: Loyola/UCBC/LCC, 1989.

FALLOWS, James. Detonando a notícia: como a mídia corrói a democracia americana. RJ: Civilização Brasileira, 1997

FARIA, José Eduardo (org.) A liberdade de expressão e as novas mídias. São Paulo: Perspectiva, 2020.

FARRÉ, Marcela. El noticiero como mundo posible. Buenos Aires: La Crujía, 2004.

FAUSTO NETO, Antônio. Mortes em derrapagem: os casos Corona e Cazuza no discurso da comunicação de massa. Rio de Janeiro, Riofundo Ed., 1991

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS. Formação Superior em Jornalismo. Florianópolis: Ed. UFSC, 2002

FIDALGO, António. A distância como virtude: Considerações sobre a ética da comunicação. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC), 1997, www.bocc.ubi.pt.

FIDALGO, Joaquim. Em nome do leitor: as colunas do Provedor do PÚBLICO. Coimbra: Minerva, 2004

FIDALGO, Joaquim. O jornalista em construção. Porto: Porto Editora, 2008

FIDALGO, Joaquim. O lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2009

FOREMAN, Gene. The Ethical Journalist. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010

FORNER, Robert; FACKLER, Mark (eds). The handbook of global communication and media ethics. Chichester: Wiley-Blackwell, 2011.

FRIEND, Cecilia; SINGER, Jane B. Online journalism ethics. London-New York: M.E.Sharpe, 2007.

FULLER, Jack. What Is Happening to News: The Information Explosion and the Crisis in Journalism. University Of Chicago Press: 2010.

GENRO FILHO, Adelmo; ROLIM, Marcos e WEIGERT, Sérgio. Hora do Povo: uma vertente para o fascismo. SP, Brasil Debates, 1981.

GIL CALVO, Enrique. El miedo es el mensaje: riesgo, incertidumbre y medios de comunicación. Madrid: Alianza, 2003.

GOMES, Mayra Rodrigues. Ética e jornalismo – uma cartografia dos valores. São Paulo: Escrituras, 2002

GOMES, Pedro Gilberto. O Direito de ser: a ética da comunicação na América Latina. São Paulo, Ed. Paulinas, 1989

GOODWIN, H. Eugene. Procura-se: ética no jornalismo. Rio de Janeiro: Nórdica, 1993.

GREVISSE, Benoît. Déontologie du journalisme: Enjeux éthiques et identités professionnelles. De Boeck: 2010

GUERRA, Josenildo Luiz. O percurso interpretativo na produção da notícia. São Cristóvão: Editora UFS, 2008.

GUSTAFSON, Jessica. Jornalistas e feministas: a construção da perspectiva de gênero no jornalismo. Florianópolis: Insular, 2019.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1989

HABERMAS, Jürgen. Escritos sobre moralidad y eticidad. Barcelona, I.C.E./Paidós, 1991

HARCUP, Tony. The ethical journalist. London: Routledge, 2001

HERRÁN, M.T. & RESTREPO, J.D. Ética para periodistas. 2ª edición aumentada. Bogotá: TM Editores, 1995.

HOLIDAY, Ryan. Acredite, estou mentindo. Confissões de um manipulador da mídia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2012.

HULTENG, John L. Os desafios da comunicação: problemas éticos. Florianópolis: Editora da UFSC, 1990.

IGGERS, Jeremy. Good News, Bad News: Journalism, Ethics & the Public Interest. [Canada]: Westview Press, 1999.

JARVIS, Jeff. El fin de los medis de comunicación de masas. Barcelona: Gestión 2000, 2015.

JORNALISTAS PRA QUÊ? (Os profissionais diante da ética). Rio de Janeiro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, 1989.

KAKUTANI, Michiko. A morte da verdade. Lisboa: Editorial Presença, 2018.

KAPUSCINSKY, Ryszard. Los cínicos no sirven para este oficio. Sobre el buen periodismo. Barcelona: Anagrama, 2002.

KARAM, Francisco José Castilhos; LIMA, Samuel (orgs.) Jornalismo, Crítica e Ética. Florianópolis; Insular, 2016.

KARAM, Francisco José. Ética Jornalística e Interesse Público. SP: Summus, 2004

KARAM, Francisco José. Jornalismo, ética e liberdade. SP: Summus editorial, 1997

KEEBLE, Richard. Ethics for journalists. London: Sage, 2007

KNIGHTLEY, Phillip. A primeira vítima. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1978

KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo. São Paulo: Geração Editorial, 2003.

KUCINSKI, Bernardo. A síndrome da antena parabólica. SP: Fund. Perseu Abramo, 1998

KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo na era virtual. SP: Ed. Fund. Perseu Abramo, 2004

LAGE, Nilson. Controle da opinião pública: um ensaio sobre a verdade conveniente. Petrópolis, Vozes, 1998.

LEITÃO, Otília. A cláusula de consciência: o direito dos jornalistas a dizer não. Lisboa: Aletheia Editores, 2017.

LIMA, Venício A. de. Liberdade de expressão vs. Liberdade de imprensa. São Paulo: Publisher Brasil, 2010.

LIPOVETSKY, Gilles. El crepúsculo del deber: la ética indolora de los nuevos tiempos democráticos. 2ª ed. Barcelona: Anagrama, 1996.

LÓPEZ MAÑERO, Cristina. Información y dolor: uma perspectiva ética. Pamplona: EUNSA, 1998.

LORETTI, Damian M. El derecho a la información. Buenos Aires: Paidós, 1995.

MALCOLM, Janet. O jornalista e o assassino – uma questão de ética. São Paulo: Cia das Letras, 1990

MANCINI, Pablo. Hackear el periodismo. Buenos Aires: La Crujía, 2011.

MARCÍLIO, M.L. & RAMOS, E.L. (orgs.) Ética na virada do milênio. 2ª ed. Rev. Amp. SP: Editora LTR, 1999

MARTINO, Luís; MARQUES, Ângela. Ética, mídia e comunicação: relações sociais em um mundo conectado. São Paulo: Summus Editorial, 2018.

MARTINS NETO, João dos Passos. Fundamentos da liberdade de expressão. Florianópolis: Insular, 2008.

MARX, Karl. Liberdade de Imprensa. Porto Alegre: L&PM Editores, 1999

MASCARENHAS, Óscar. O poder corporativo contra a informação. Coimbra: Minerva, 2001

MCBRIDE, Kelly; ROSENSTIEL, Tom (eds.). The new ethics of journalism: principles for the 21st century. Los Angeles: CQ Press, 2013.

MCQUAIL, Denis. Atuação da Mídia: comunicação de massa e interesse público. Porto Alegre: Penso, 2012.

MEDINA, Cremilda. Profissão Jornalista: responsabilidade social. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982

MELLADO, Claudia (ed.). Beyond journalistic norms: role performance and news in comparative perspective. New York/London: Routledge, 2020.

MELO, José Marques de (org.). Objetividade jornalística: ética e técnica. Cadernos Intercom, nº 07. São Paulo, Cortez/Intercom, setembro 1985

MERRIL, John C.; CHRISTIANS, Clifford G. Ethical Communication – Moral Stances in Human Dialogue. Columbia/London: University of Missouri Press, 2009

MESQUITA, Mário. O Jornalismo em análise: a coluna do provedor dos leitores. Coimbra, Minerva, 1998

MESQUITA, Mário. O quarto equívoco – O poder dos media na sociedade contemporânea. Coimbra: Minerva, 2003

MEYER, Philip. A Ética no Jornalismo: um guia para estudantes, profissionais e leitores. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1989

MEYERS, Christopher (ed). Journalism ethics: a philosophical approach. Oxford: Oxford University Press, 2010.

MORAES, Dênis de; RAMONET, Ignacio; SERRANO, Pascual. Mídia, poder e contrapoder. São Paulo/Rio de Janeiro: Boitempo/Faperj. 2013.

MORAES, Fabiana. O nascimento de Joyci: transexualidade, jornalismo e os limites entre repórter e personagem. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2015.

MORENO, Francisco Rubiales. Hienas y buitres: periodismo y relaciones pervertidas com el poder. Madrid: Tecnos, 2018.

MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em tempo real: o fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

MORETZSOHN, Sylvia. Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1997

NERY, Sebastião. Grandes pecados da imprensa. São Paulo: Geração Editorial, 2000

NEVES, Maria do Céu; SILVA, Rui Sampaio (orgs.). Ética aplicada: comunicação social. Coimbra: Almedina, 2017.

NICOLETTI, Janara. Precarização e qualidade no jornalismo. Florianópolis: Insular, 2020.

NOBRE, Freitas. Imprensa e liberdade – os princípios constitucionais e a nova legislação. São Paulo: Summus

NORDENSTRENG, Kaarle e TOPUZ, H. (ed.). Journalist: status, rights and responsabilities. Prague, IOJ, 1989

NOVOA MONREAL, Eduardo. Derecho a la vida privada y libertad de información: un conflicto de derechos. México, Siglo XXI, 1979

OSOLNIK, Bogdan. La ética profesional en la comunicación de masas. Paris, CIEPC/UNESCO, nº 90 bis, s/d.

PAIVA, Raquel (org.) Ética, cidadania e imprensa. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

PAULINO, Fernando Oliveira; SILVA, Luiz Martins da. (orgs.) Comunicação pública em debate: ouvidoria e rádio. Brasília: Editora da UnB, 2013.

PAULINO, Fernando Oliveira. Responsabilidade social na mídia. Brasília: Casa das Musas, 2009.

PERCEVAL, José María. Nacionalismo, xenofobia y racismo em la comunicación. Barcelona: Paidós, 2000.

PEREIRA, Fábio Henrique; ROCHA, Paula Melani; GROHMANN, Rafael; LIMA, Samuel Pantoja (orgs.). Novos olhares sobre o trabalho no jornalismo brasileiro. Florianópolis: Insular, 2020.

PERES-NETO, Luiz.; BOTELLA I CORRAL, Joan (orgs.) Éticas em rede. Barueri: Estação das Letras e Cores, 2018.

PERUZZO, Cicília M.K. & KUNSCH, Margarida M.K. (orgs.) Transformações da comunicação: ética e técnicas. Vitória: Intercom/UFES/Prefeitura Municipal de Vitória, 1995

PINA, Sara. A Deontologia dos Jornalistas Portugueses. Coimbra: Minerva, 1997

PLAISANCE, Patrick (ed.) Communication and Media Ethics. Boston/Berlin: Degruyter, 2018.

PLAISANCE, Patrick. Ética na comunicação: princípios para uma prática responsável. Porto Alegre: Penso, 2011.

PLAISANCE, Patrick. Virtue in media: the moral psychology of excellence in news and public relations. New York: Routledge, 2014.

PRINCÍPIOS INTERNACIONAIS da Ética Profissional dos Jornalistas, Os. Praga, IOJ, 1986

PROFESIONAL CODES of Ethics in Journalism. Prague, IJI, 1990

QUINN, Aaron. Virtue ethics and professional journalism. California: Springer, 2018.

RAMONET, Ignácio. A tirania da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2001. 2ª edição

RAO, Shakuntala; WASSERMAN, Herman (eds.). Media ethics and justice in the age of globalization. Palgrave Macmillan: London, 2015.

REGINATO, Gisele Dotto. As finalidades do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2019.

RESTREPO, Javier Darío. El zumbido y el moscardón: taller y consultorio de ética periodística – volume 1. México: FCE/FNPI, 2004

RESTREPO, Javier Darío. El zumbido y el moscardón: volume 2. Cartagena: Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, 2016.

RESTREPO, Javier Darío. La constelación ética. Cartagena: Fundación Gabo, 2020.

RIBEIRO, Alex. Caso Escola Base: os abusos da imprensa. São Paulo, Ática, 1995.

RINCÓN, Omar (comp.). Televisión pública: del consumidor al ciudadano. Buenos Aires: La Crujía, 2005.

SÁ, Adísia. O jornalista brasileiro. 2ª ed. Rev. e ampliada. Fortaleza: Ed. Fund. Demócrito Rocha, 1999

SANDERS, Karen. Ethics & Journalism. London: Sage, 2003

SANTOS, Reinaldo (org.). A Ética na comunicação (textos dos códigos). Rio de Janeiro, Destaque, 1993

SCHMITZ, Aldo. Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes no jornalismo. Florianópolis: Combook, 2011. Disponível em: https://iscom.com.br/wp-content/uploads/2020/11/FontesNoticias.pdf

SCHMUHL, Robert. As responsabilidades do jornalismo. Rio de Janeiro: Nórdica, 1987

SERRANO, Estrela. Para compreender o jornalismo. Coimbra: Minerva, 2006

SERVA, Leão. Jornalismo e desinformação. São Paulo: Senac, 2000

SILVA, Juremir Machado da. A miséria do jornalismo – As (in) certezas da mídia. Petrópolis: Vozes, 2000.

SILVA, Marcia Veiga da. Masculino, o gênero do jornalismo: modos de produção das notícias. Florianópolis: Insular, 2014.

SINOPOLI, Daniel. Ética periodística: ensayos sobre responsabilidad social.Buenos Aires: Ugerman, 2006.

SOBREIRA, Rosa Maria. Os Jornalistas Portugueses 1933-1974 – Uma profissão em construção. Lisboa: Livros Horizonte, 2003.

SORIA, Carlos. La hora de la ética informativa. Barcelona: Mitre, 1991.

SUÁREZ VILLEGAS, Juan Carlos; ÁLVAREZ, Jesús Cruz (eds.). Desafíos éticos em el periodismo digital. Madrid: Dykinson SL, 2016.

SUÁREZ VILLEGAS, Juan Carlos; CONEJO, Sergio Marín (eds.). Ética, Comunicación y Género. Madrid: Dykinson SL, 2020.

SUÁREZ VILLEGAS, Juan Carlos. Ética periodística y ciudadanía. Madrid: Dykinson SL, 2011.

SUÁREZ VILLEGAS, Juan Carlos. Los límites éticos del espectáculo televisivo. Sevilla: Eduforma , 2006.

SUNKEL, Guillermo. La prensa sensacionalista y los sectores populares.Buenos Aires: Norma, 2002.

TAMBORINI, Ron (ed.). Media and the moral mind. New York: Routledge, 2013.

TCHERKASKI, Osvaldo et alli. Información: se puede saber lo que pasa? Buenos Aires: Norma, 2005.

TCHERKASKI, Osvaldo. La Ocupación: Información y Guerra – un nuevo totalitarismo mundial. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2003.

TOFFOLI, Luciene. Ética no Jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2008

TRALLI, César. Olhar crônico. São Paulo: Globo, 2001

VILLANUEVA, Ernesto. Códigos europeos de ética periodística: un análisis comparativo. México/D.F., Fundación Manuel Buendía / Generalitat de Catalunya, 1996

VON KROGH, Torbjörn. Media Accountability Today… and Tomorrow – Updating the Concept in Theory and Practice. Gothenburg (Sweden): Nordicom, 2008

WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1988

WAISBORD, Silvio. Reinventing professionalism: journalism and news in global perspective. Cambridge: Polity Press, 2013.

WALRAFF, Günter. Fábrica de mentiras. São Paulo, Globo, 1990

WARD, Stephen (ed.). Global media ethics: problems and perspectives. Chichester: Wiley-Blackwell, 2013.

WARD, Stephen; WASSERMAN, Herman (eds.). Media ethics beyond borders: a global perspective. New York/London: Routledge, 2010.

WARD, Stephen. Disrupting journalism ethics: radical change on the frontier of digital media. London: Routledge, 2019.

WARD, Stephen. Ethical journalism in a populist age: the democratically engaged journalism. London: Rowman and Littlefield, 2019.

WARD, Stephen. Objectively engaged journalism: an ethic. London: McGill-Queen’s University Press, 2019.

WARD, Stephen. Radical media ethics: a global approach. Chichester: Wiley Blackwell, 2015.

WARD, Stephen. The invention of journalism ethics – the path of objectivity and beyound. Montreal/Kingston: McGill-Queen’s University Press, 2004

WEMANS, Jorge. O PÚBLICO em Público – As Colunas do Provedor do Leitor. Coimbra: Minerva, 1999.

WILKINS, Lee; CHRISTIANS, Clifford. (eds). The handbook of mass media ethics. New York/London: Routledge, 2009.

WILKINS, Lee; COLEMAN, Renita. The Moral Media: How Journalists Reason About Ethics. Routledge: 2004.

WYATT, Wendy (ed.). The ethics of journalism: individual, institutional and cultural influences. London: I. B. Tauris, 2014.

XIFRA-HERAS, Jorge. A informação: análise de uma liberdade frustra­da. Rio de Janeiro: Lux / São Paulo: Edusp, 1975.