Quem Somos

O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) é uma realização do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

O projeto surgiu em setembro de 2009, e é uma iniciativa de pesquisa, acompanhamento e monitoramento da ética praticada por jornalistas e meios de informação. Nossa equipe é formada por pesquisadores experientes de cinco reconhecidas universidades brasileiras (UFSC, UFF, UFPR, UFPel e UFBA), e por pesquisadores em formação, em nível de doutorado, mestrado e graduação.

Desenvolvemos investigações para teses, dissertações e estudos específicos sobre ética jornalística, crítica de mídia, identidade profissional, tecnologias associadas ao jornalismo, novos modelos de negócio e de produção jornalística, mídia independente, e novas configurações do ecossistema informativo.

No site do objETHOS, estão reunidos estudos sobre condutas e valores no jornalismo, com ênfase nas reflexões sobre ética profissional e na deontologia, além de resenhas de filmes, papers e relatos de pesquisa, e-books, vídeos, entrevistas, códigos de ética e outros materiais.

Nossas pesquisas têm o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx/UFSC), da Capes e do CNPq. O objETHOS é membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi), que reúne iniciativas brasileiras acadêmicas e profissionais de acompanhamento da mídia, da Rede Lusófona pela Qualidade da Informação (RLQI), do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Coalizão Direitos na Rede (CDR) e Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

Mantemos parcerias e convênios de cooperação com a Red Ética Segura (Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, Colômbia), com a Universidad Autónoma de Bucaramanga (Colômbia), com o Ceis20 (Universidade de Coimbra, Portugal) e Observatório da Imprensa.

EQUIPE

Fundadores: Francisco José Castilhos Karam e Rogério Christofoletti

Pesquisadores Responsáveis:

christofolettiProf. Dr. Rogério Christofoletti, UFSC (Lattes) Professor do Departamento de Jornalismo da UFSC. Jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação, é um dos criadores do objETHOS. Autor de quatro livros, entre eles “Ética no Jornalismo” (Contexto) e “A crise do jornalismo tem solução?” (Estação das Letras e Cores) e co-organizador de outros nove títulos. Como jornalista, atuou como repórter e editor em jornais, revistas e internet. Pesquisa crise do jornalismo e transparência/accountability na mídia. Pesquisador do CNPq.

Prof. Dr. Samuel Lima, UFSC (Lattes) Jornalista, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), instituição na qual fez a pós-graduação (mestrado, 1999; doutorado, 2005) investigando respectivamente as áreas de jornalismo econômico e crime organizado. Docente e pesquisador do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, atuou na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joinville/SC (2000/2009) e na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (2009/2015). Atualmente coordena a pesquisa nacional “Perfil dos jornalistas brasileiros (2021)”. É pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC) e do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).

Pesquisadores Associados:

WhatsApp Image 2021-05-10 at 18.47.13Prof. Dr. Álisson Coelho (Lattes). Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2019). É jornalista com passagens pelas principais redações gaúchas e experiência na gestão de projetos de comunicação corporativa e governamental. É professor da Feevale e coordena a Agência Experimental de Comunicação (Agecom/Feevale). Vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho 2016 na categoria mestrado é autor do livro Jornalismo, Sociedade e Crítica – Potencialidades e transformações (Editora Insular).

castilhoDr. Carlos Castilho (Lattes) Jornalista profissional, com 45 anos de experiência. Ex-assessor da União Europeia para projetos de comunicação na América Central. Membro da diretoria do Observatório da Imprensa. Graduação em Mídias eletrônicas / Mestrado e doutorado em Mídias do Conhecimento, pelo Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Tese de doutorado: O papel da curadoria na promoção do fluxo de notícias. Pós doutorado em andamento no POSJOR /UFSC tema da pesquisa: Comunidades de prática em projetos jornalísticos.

foto carlos marciano quadradaProf. Dr. Carlos Nascimento Marciano (Lattes) Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (Posjor/UFSC). Pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC), do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) e do grupo Educação, Comunicação e Mídias no Programa de Pós-Graduação em Educação (Edumídia – PPGE/UFSC). A inserção de newsgames no ensino de ética jornalística foi o tema da dissertação. No doutorado, aprofundou a teoria e prática dos newsgames, propondo uma metodologia para planejamento e desenvolvimento dos jogos jornalísticos, pesquisa que foi vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho em 2019, na categoria Pesquisa Aplicada. É professor no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE e ministra palestras e workshops sobre jogos jornalísticos, abordando a teoria e desenvolvimento de newsgames.

IMG_9375 (1)Drª. Janara Nicoletti (Lattes) Jornalista, formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e mestre e doutoranda em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Atualmente investiga como as condições do trabalho dos jornalistas impactam na qualidade da informação veiculada pela mídia para a sociedade. No mestrado investigou as normas de uso de redes sociais para jornalistas e as tensões entre público x privado. Como jornalista atuou em diferentes mídias, nas funções de repórter e editora, e em assessoria de imprensa. Foi professora substituta da UFSC e professora convidada em cursos de pós-graduação com foco em marketing e mídias digitais.

Professor e pesquisador Jéferson Dantas, arquivo pessoal

Prof. Dr. Jéferson Silveira Dantas, UFSC (Lattes) Bacharel Licenciado em História e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto II no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC (EED/CED). Membro e pesquisador do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO).

foto_liviaProfª. Drª. Lívia de Souza Vieira, UFBA (Lattes) Jornalista formada na UFF e doutora pelo PPGJOR/UFSC. É professora nos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda do Bom Jesus/Ielusc. Como jornalista, trabalhou na Petrobras, na agência A2C e no jornal Folha Dirigida. Sua pesquisa de mestrado propôs parâmetros éticos para uma política de correção de erros no jornalismo online, e foi vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho em 2015. Atualmente, pesquisa a influência das métricas editoriais no jornalismo online.

foto marta defesaDrª. Marta C Machado, UFSC (Lattes) Doutora em Administração Pública pela FGV/SP com tese sobre as imagens na cobertura de campanhas eleitorais. Professora adjunta na área de produção audiovisual na graduação em Cinema da UFSC. Mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP, e graduada em Jornalismo pela UFRGS. Atuou como produtora em projetos de animação junto a Otto Desenhos Animados por 15 anos, tendo produzido os longas metragens “Até que a Sbórnia nos Separe” e “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll”, os curtas “Cavaleiro Jorge” e “Castillo y el Armado” e a série “Boa Noite, Martha”, entre outros. Escreveu o livro “Tudo que você queria saber sobre comercialização de filmes nacionais, mas não tinha a quem perguntar”, com prêmio do Fumproarte de Porto Alegre. Foi presidente da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação, membro do Conselho Curador da Fundacine-RS e do Conselho Deliberativo da TVE-RS.

ricardo-torresDr. Ricardo José Torres, UFSC (Lattes) Jornalista, doutorando e mestre em Jornalismo no POSJOR/UFSC. É especialista em Marketing Digital e Mídias Sociais e tem experiência em jornalismo impresso, rádio e assessoria de comunicação. Atualmente, pesquisa temas relacionados ao engajamento jornalístico, privacidade, vigilância e parâmetros éticos nas mídias sociais.

sylvia-moretzsohn-150x150Drª. Sylvia Moretzsohn, UFF (Lattes) Professora aposentada da UFF, com mestrado em Comunicação e doutorado em Serviço Social. Formou-se em 1981 e trabalhou como repórter nos anos 80 em O Globo, Jornal do Brasil, na sucursal de O Estado de S.Paulo, e no Ibase. Como membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, participou da organização e redação do livro “Jornalistas pra quê? Os profissionais diante da ética” (1989). Como pesquisadora, dedicou-se a vários temas ligados ao exercício do jornalismo, sempre orientados pela preocupação com as questões éticas. Atualmente, discute as transformações que afetam essa prática profissional.

foto-silvia-2019-2

Profª. Drª. Silvia Meirelles, UFPel (Lattes) Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pós-Doutoranda no PPJOR (UFSC), Doutora em Informática na Educação  (PGIE/UFRGS), Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS) e Graduada em Comunicação Social – Hab. Jornalismo (ECOS/UCPEL). Tem interesse em pesquisas sobre: Comunicação e Educação, Comunicação Digital e Ciberjornalismo.

Drª. Vanessa Pedro (Lattes) Jornalista, mestre e doutora em Literatura, com tese sobre a cobertura da Guerra do Iraque na imprensa brasileira. Pós-doutora junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, e pós-doutora em Literatura pela USP, período que resultou no documentário “Guerra.doc: entrevistas sobre cobertura de guerra”. Foi professora do curso de Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e coordenadora do grupo de pesquisa Artecnologia e Experiência.

Pesquisadores Doutorandos:

Andressa Kikuti Dancosky, 2018-2022 (Lattes) Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com pesquisa focada no jornalismo sobre tecnologia e webjornalismo. Atualmente é professora do curso de Jornalismo da UEPG e das Faculdades Secal. Atuou como assistente editorial na Revista Internacional de Folkcomunicação. Participa do Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais (GEMIDI), do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Gênero e do objETHOS.

Dairan Mathias Paul, 2018-2022 (Lattes) Mestre pelo PPGJOR/UFSC, na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo. É formado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSM. Sua dissertação de mestrado investigou valores morais de não-jornalistas que atuam em coletivos. Atualmente, pesquisa novos arranjos de jornalismo.

juliana-objethos

Juliana de Amorim Rosas, 2017-2021 (Lattes) Doutoranda no PPGJOR/UFSC. É mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba e especialização em Sociologia. Atuou profissionalmente nas áreas de comunicação, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Trabalha como jornalista na Universidade Estadual da Paraíba. Sua dissertação de mestrado abordou a função de ombudsman no Correio da Paraíba, jornal pioneiro com essa inovação no nordeste brasileiro.

Juliana Freire Bezerra, 2018-2022 (Lattes) Jornalista formada pela UFPB, especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável pela Renaform/UFRPE (2016) e mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), na linha de pesquisa Estratégias e Políticas de Comunicação, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Tem experiência docente na Universidade Federal da Paraíba, onde atuou por um semestre como professora convidada, vinculada ao Departamento de Comunicação.

Kalianny Bezerra de Medeiros, 2020-2024 (Lattes) Doutoranda pelo PPGJOR/UFSC, mestre em Estudos da Mídia e graduada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UFRN. No mestrado, investigou a prática e as estratégias adotadas por jornais impressos em cobertura jornalística realizada por meio de lives. Atuou como repórter em veículos impressos e em assessoria de comunicação em empresa na área da saúde. Integra, no momento, a equipe de assessoria da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.

Mariane Nava, 2020-2024 (Lattes) Doutoranda em Jornalismo pela UFSC, mestre em Comunicação pela UFPR e jornalista pela UEPG. Pesquisa a intersecção entre a Mídia e a Política, investigando o processo de construção de imagem dos atores sociais e a representação do próprio Jornalismo em editoriais.

Pesquisadoras Mestras:

TâniaTânia Regina de Faveri Giusti, 2017-2019 (Lattes) Mestre em jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina. Jornalista graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Satc, de Criciúma. Tem experiência na área de assessoria de imprensa, jornalismo impresso e online. Atuou como colaboradora no Coletivo Memória, Verdade e Justiça João Batista, de Criciúma, e na coordenação da equipe de jornalismo do Governo de Içara.  Sua dissertação de mestrado aborda como se articulam as dimensões da governança financeira e sustentabilidade com governança editorial de circulação no The Intercept Brasil, observando as novas modalidades de relações entre jornalistas e públicos, no caso específico do financiamento coletivo realizado pelo site jornalístico para cobertura das Eleições 2018, no país.

Clarissa 2Clarissa do Nascimento Peixoto, 2017-2019 (Lattes) Mestre em Jornalismo (PPGJOR) e jornalista formada na Unisul. Sua dissertação de mestrado aborda o jornalismo como instrumento de resistência ao sistema hegemônico, estabelecendo conexões entre a teoria da hegemonia de Gramsci e o jornalismo como forma de conhecimento. É uma das idealizadoras do Portal Catarinas, e atua como assessora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal.

Pesquisadores Mestrandos:

Denise Becker, 2019-2021  (Lattes) Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), com bolsa Capes. Pesquisadora no Observatório da Ética Jornalística (ObjETHOS). Coautora da série de livros Mestres da Reportagem. Idealizadora da marca E Agora, Josélia? (@eagorajoselia). Experiência profissional em Assessoria de Imprensa na área educacional e na redação da Gazeta do Povo como trainee no período pré e pós-eleitoral (2018/2019). Integra o Grupo de Trabalho 8 – Comunicación popular, Comunitaria y Ciudadania – ALAIC. Jornalista formada pela Universidade Positivo (2018).

João Paulo Mallmann, 2020-2022 (Lattes) Mestrando no programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) e graduado em jornalismo pela UFSC. Pesquisa com foco na crise do modelo impresso do jornalismo no interior de Santa Catarina. Atua como analista de comunicação em uma agência de comunicação corporativa.

Foto VanessaVanessa da Rocha, 2020-2022 (Lattes) Mestranda do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Jornalista, repórter de TV, rádio, jornal e revista com atuação na imprensa do Brasil e exterior. Atualmente, trabalha com reportagens especiais e jornalismo de dados na NDTV Record TV e contribui com produção de conteúdos para a imprensa nacional e internacional. No campo acadêmico, pesquisa crise no jornalismo e educação midiática.

Vinícius Augusto Bressan Ferreira, 2020-2022 (Lattes) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Bacharel em jornalismo pela mesma universidade. Analista na Fábrica de Comunicação, onde presta serviços de comunicação como assessoria de imprensa e alinhamento de comunicação estratégica para órgãos públicos e empresas privadas. Já trabalhou como jornalista na área de games e tecnologia. Co-criador do Insira a Ficha, projeto universitário de jornalismo de games da Rádio Ponto UFSC.

Vitória Peraça Ferreira, 2020-2022 (Lattes) Mestranda do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Especialista em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa (Estácio). Possui experiência em Telejornalismo e Assessoria de Comunicação.

Bolsista de Iniciação Científica:

Juliana Naime Ferrari (Lattes) Graduanda de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Tem uma paixão por Artes, História, Cinema e a maneira brilhante que a Comunicação pode criar conexões com as subjetividades, unindo as pessoas e mostrando suas singularidades. Fez teatro desde a infância e é formada como Atriz Profissional pela Aktoro – Escola de Formação de Atores. Gosta de observar as histórias e as vivências das pessoas e escrevê-las, por isso, escolheu estudar jornalismo. Uma maneira de unir sua vontade de contar os contos com seu amor pela Arte e a História. Bolsista PIBIC do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), da UFSC.

Equipe do Projeto de Extensão “Educação para a Mídia”: Denise Becker, Klaymara Karen, Marcionize Bavaresco, Ricardo José Torres e Samuel Lima (coordenação).

Já foram nossos pesquisadores: Alessandro Moreira, 2011-2013 (Lattes); Bianca Anacleto Francisco, 2020 (Lattes); Cândida de Oliveira, 2010-2012 (Lattes); Carlos Henrique Costa, 2015-2017 (Lattes); Carlos Nascimento Marciano, 2014-2016 (Lattes); Carolina Dantas, 2009-2011 (Lattes); Carolina Pompeo Grando, 2010-2012 (Lattes); Cesar Soto (2009); Daniel Giovanaz, 2012-2013 (Lattes); Elaine Manini, 2012-2014 (Lattes); Evandro de Assis, 2015-2017 (Lattes); Flavio Toassi Crispim (2014-2015); Francisco José Castilhos Karam, 2009-2018 (Lattes), Giulia Oliveira Gaia, 2017-2018 (Lattes); Giuliana Kelly Butkenicius de Arruda, 2019; Guilherme Longo Triches , 2011-2013 (Lattes); Gustavo Lacerda Falluh (2014); Isabel Cristina Silveira, 2013-2014 (Lattes); Isabela Petrini Moya, 2018 (Lattes); Isadora Mafra, 2010-2012 (Lattes); Jacques Mick, 2018-2019 (Lattes); Janara Nicoletti, 2010-2012 (Lattes); Jeana Laura Cunha Santos, 2011-2019 (Lattes), João Somma Neto, 2016-2019 (Lattes), Leonel Camasão, 2015-2017 (Lattes); Livia de Souza Vieira, 2012-2014 (Lattes); Lucas Pasqual, 2011-2012 (Lattes); Luis Alberto Fernández Silva, 2015-2019 (Lattes); Klaymara Karen da Silva, 2019 (Lattes); Mariana da Rosa Silva, 2015-2017 (Lattes); Marianne Oliveira Ternes, 2010-2011 (Lattes); Melissa Bergonsi, 2012-2014 (Lattes); Milena Lumini (2012-2014); Ricardo José Torres, 2014-2016 (Lattes); Siliana Dalla Costa, 2016-2018 (Lattes); Sofia Mayer Dörner, 2018 (Lattes); Thiago Amorim Caminada, 2013-2015 (Lattes); Vanessa Hauser, 2010-2012 (Lattes); Yolanda Cardoso, 2020 (Lattes).

CONTATOS

Observatório da Ética Jornalística (objETHOS)

Departamento de Jornalismo – Centro de Comunicação e Expressão Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Campus Universitário – Trindade Florianópolis (SC), Brasil

Site: https://objethos.wordpress.com

Twitter: http://twitter.com/objethos

Facebook: http://www.facebook.com/objethos

Youtube: http://www.youtube.com/objethos

Newsletter: https://objethos.substack.com

Página no CNPq: aqui.

E-mail: objethos@gmail.com