Quem Somos

O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) é uma realização do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

O projeto surgiu em setembro de 2009, e é uma iniciativa de pesquisa, acompanhamento e monitoramento da ética praticada por jornalistas e meios de informação. Nossa equipe é formada por pesquisadores experientes de cinco reconhecidas universidades brasileiras (UFSC, UFF, Feevale, UFPel e UFBA), e por pesquisadores em formação, em nível de doutorado, mestrado e graduação.

Desenvolvemos investigações para teses, dissertações e estudos específicos sobre ética jornalística, crítica de mídia, identidade profissional, tecnologias associadas ao jornalismo, novos modelos de negócio e de produção jornalística, mídia independente, e novas configurações do ecossistema informativo.

No site do objETHOS, estão reunidos estudos sobre condutas e valores no jornalismo, com ênfase nas reflexões sobre ética profissional e na deontologia, além de resenhas de filmes, papers e relatos de pesquisa, e-books, vídeos, entrevistas, códigos de ética e outros materiais.

Nossas pesquisas têm o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx/UFSC), da Capes e do CNPq. O objETHOS é membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi), que reúne iniciativas brasileiras acadêmicas e profissionais de acompanhamento da mídia, da Rede Lusófona pela Qualidade da Informação (RLQI), do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Coalizão Direitos na Rede (CDR) e Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

Mantemos parcerias e convênios de cooperação com a Red Ética Segura (Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, Colômbia), com a Universidad Autónoma de Bucaramanga (Colômbia), com o Ceis20 (Universidade de Coimbra, Portugal) e Observatório da Imprensa.

EQUIPE

Fundadores: Francisco José Castilhos Karam e Rogério Christofoletti

Coordenação:

Kalianny Bezerra de Medeiros, (Lattes) Doutoranda no PPGJOR/UFSC, mestre em Estudos da Mídia e graduada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UFRN. Realizou período de doutorado sanduíche no Instituto Internacional de Jornalismo Erich Brost, da Universidade Técnica de Dortmund, Alemanha. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: jornalismo e transparência, credibilidade, ética jornalística, teorias da comunicação e do jornalismo. Atuou como repórter em veículos impressos, produção de programas televisivos e em assessoria de comunicação na área da saúde.

IMG-20191025-WA0074

Natália Huf, (Lattes) Jornalista e doutoranda em Jornalismo pela UFSC, mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Tem experiências profissionais com jornalismo impresso, online e assessoria de imprensa. Colaboradora do portal Jornalismo & História, vinculado ao Grupo de Estudos de História do Jornalismo na América Latina (UFSC).

Prof. Dr. Samuel Lima, UFSC (Lattes) Jornalista, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), instituição na qual fez a pós-graduação (mestrado, 1999; doutorado, 2005) pesquisando respectivamente as áreas de jornalismo econômico (valor da informação no mercado de capitais) e investigativo (crime organizado e lavagem de dinheiro: aplicação das teorias dos jogos e de redes neurais para reconhecimento de padrões). Docente e pesquisador do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, atuou no curso de Jornalismo da Faculdade/Ielusc, em Joinville/SC (2000/2009) e na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (2009/2015). Atualmente coordena a pesquisa nacional “Perfil dos jornalistas brasileiros (2021)”. É pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC) e do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC). E-mail: samuca13@gmail.com

Pesquisadores Associados:

WhatsApp Image 2021-05-10 at 18.47.13Prof. Dr. Álisson Coelho (Lattes). Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2019). É jornalista com passagens pelas principais redações gaúchas e experiência na gestão de projetos de comunicação corporativa e governamental. É professor da Feevale e coordena a Agência Experimental de Comunicação (Agecom/Feevale). Vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho 2016 na categoria mestrado é autor do livro Jornalismo, Sociedade e Crítica – Potencialidades e transformações (Editora Insular).

WhatsApp Image 2023-12-14 at 13.33.20Andressa Oliveira (Lattes)  Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGCEL/UESB). Jornalista formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atuou como repórter no site de notícias Avoador e no Sistema Uesb de Rádio e Televisão (SURTE). Possui experiência na produção de notícias para rádio e TV educativa. Atualmente integra a equipe de colunistas do Site Coreto. Possui interesse nas áreas de pesquisa relacionadas aos temas: ética e jornalismo, violência de gênero na televisão, espetáculo na mídia e banalidade do mal.

castilhoDr. Carlos Castilho (Lattes) Jornalista profissional, com 45 anos de experiência. Ex-assessor da União Europeia para projetos de comunicação na América Central. Membro da diretoria do Observatório da Imprensa. Graduação em Mídias eletrônicas / Mestrado e doutorado em Mídias do Conhecimento, pelo Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Tese de doutorado: O papel da curadoria na promoção do fluxo de notícias. Pós doutorado em andamento no POSJOR /UFSC tema da pesquisa: Comunidades de prática em projetos jornalísticos.

foto carlos marciano quadradaProf. Dr. Carlos Nascimento Marciano (Lattes) Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR), doutor e Mestre em jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Integra a equipe de pesquisa do Information Media Lab – InfoMedia (UFPR) e Laboratório de Artefatos Digitais – LAD (UFRGS). Atua também como pesquisador no grupo Educação, Comunicação e Mídias, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Edumídia PPGE/UFSC) e no Grupo de Trabalho (GT) de Jogos Didáticos no Ensino de Química, do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciaturas – PDVL/IFPE. Se interessa por atividades e pesquisas acerca do uso de tecnologias, em especial referente ao planejamento e desenvolvimento de Serious Games no âmbito da educação e comunicação.

IMG_9375 (1)Drª. Janara Nicoletti (Lattes) Jornalista, formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e mestre e doutoranda em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Atualmente investiga como as condições do trabalho dos jornalistas impactam na qualidade da informação veiculada pela mídia para a sociedade. No mestrado investigou as normas de uso de redes sociais para jornalistas e as tensões entre público x privado. Como jornalista atuou em diferentes mídias, nas funções de repórter e editora, e em assessoria de imprensa. Foi professora substituta da UFSC e professora convidada em cursos de pós-graduação com foco em marketing e mídias digitais.

juliana-objethos

Drª Juliana de Amorim Rosas, 2017-2021 (Lattes) Doutora pelo PPGJOR/UFSC. É mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba e especialização em Sociologia. Atuou profissionalmente nas áreas de comunicação, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Trabalha como jornalista na Universidade Estadual da Paraíba. Sua dissertação de mestrado e a tese de doutorado abordaram a função de ombudsman em jornais brasileiros, como o Correio da Paraíba, O Povo e Folha de S.Paulo.

foto_liviaProfª. Drª. Lívia de Souza Vieira, UFBA (Lattes) Jornalista formada na UFF e doutora pelo PPGJOR/UFSC. É professora nos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda do Bom Jesus/Ielusc. Como jornalista, trabalhou na Petrobras, na agência A2C e no jornal Folha Dirigida. Sua pesquisa de mestrado propôs parâmetros éticos para uma política de correção de erros no jornalismo online, e foi vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho em 2015. Atualmente, pesquisa a influência das métricas editoriais no jornalismo online.

WhatsApp Image 2023-12-14 at 13.26.46Profª. Drª. Magali Moser, FURB (Lattes) Jornalista, com doutorado (2021) e mestrado (2016) em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem especialização em Estudos Literários (FURB/2010). É atual coordenadora do curso de Jornalismo da FURB, onde leciona desde 2014. Também atuou como professora substituta no Departamento de Jornalismo da UFSC, em 2022. Também participa do grupo de estudos Direitos Humanos e Jornalismo (DHJor), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. Acumula experiência como repórter de rádio, televisão, jornal impresso e online, além de assessoria de comunicação. Atuou em diferentes veículos de imprensa. Em 2013, trabalhou na redação brasileira da Deutsche Welle (DW), em Bonn, na Alemanha.

ricardo-torresDr. Ricardo José Torres, UFSC (Lattes) Jornalista, doutorando e mestre em Jornalismo no POSJOR/UFSC. É especialista em Marketing Digital e Mídias Sociais e tem experiência em jornalismo impresso, rádio e assessoria de comunicação. Atualmente, pesquisa temas relacionados ao engajamento jornalístico, privacidade, vigilância e parâmetros éticos nas mídias sociais.

foto-silvia-2019-2

Profª. Drª. Silvia Meirelles, UFPel (Lattes) Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pós-Doutoranda no PPJOR (UFSC), Doutora em Informática na Educação  (PGIE/UFRGS), Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS) e Graduada em Comunicação Social – Hab. Jornalismo (ECOS/UCPEL). Tem interesse em pesquisas sobre: Comunicação e Educação, Comunicação Digital e Ciberjornalismo.

Drª. Vanessa Pedro (Lattes) Jornalista, mestre e doutora em Literatura, com tese sobre a cobertura da Guerra do Iraque na imprensa brasileira. Pós-doutora junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, e pós-doutora em Literatura pela USP, período que resultou no documentário “Guerra.doc: entrevistas sobre cobertura de guerra”. Foi professora do curso de Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e coordenadora do grupo de pesquisa Artecnologia e Experiência.

Pesquisadores Doutorandos:

Aline de Oliveira Rios, 2022-2026 (Lattes) Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em que atuou  na linha de pesquisa sobre processos de produção jornalística.  É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo  pela UEPG e possui especialização em Mídia, Política e Atores  Sociais pela mesma instituição. Durante o mestrado pesquisou  padrões e características relacionadas a situações de violência  contra jornalistas no Brasil no período 2012 a 2020. Segue  pesquisando sobre o mesmo tema, buscando a relação deste com a cultura profissional.

Dairan Mathias Paul, 2018-2022 (Lattes) Mestre pelo PPGJOR/UFSC, na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo. É formado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSM. Sua dissertação de mestrado investigou valores morais de não-jornalistas que atuam em coletivos. Atualmente, pesquisa novos arranjos de jornalismo.

Denise Becker, 2022-2026  (Lattes) Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Pesquisadora no Observatório da Ética Jornalística (ObjETHOS). Coautora da série de livros Mestres da Reportagem. Idealizadora da marca E Agora, Josélia? (@eagorajoselia). Experiência profissional em Assessoria de Imprensa na área educacional; na redação da Gazeta do Povo como trainee no período pré e pós-eleitoral (2018/2019) e no JB Litoral, como repórter freelancer. Integra o projeto Educação para crítica de mídia nas escolas públicas, do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). Integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação. Jornalista formada pela Universidade Positivo (2018). Autora da dissertação: “Transparência como valor e prática: contribuições do Projeto Credibilidade para o jornalismo brasileiro”, vencedora do PAGF 2022. Tem se dedicado ao estudo da transparência no Jornalismo e na mídia noticiosa, com ênfase para as questões da prática jornalística.

foto de perfilLuiza Mylena Costa, 2021-2025 (Lattes). Jornalista (UFG), Mestra e doutoranda em jornalismo (PPGJOR/UFSC), na linha de pesquisa Tecnologia, Linguagens e Inovação no Jornalismo, com pesquisa sobre formação para jornalismo científico. Pesquisa jornalismo científico e formação para jornalistas. No doutorado, faz parte da linha de pesquisa Conhecimento e Profissão, em que investiga as transformações no fazer jornalístico que cobre ciência provocadas pela pandemia de Covid-19, sob a orientação do Prof. Samuel Lima. Atua como divulgadora científica na área de marketing, com experiência na área da saúde e engenharias.

Mariane Nava, 2020-2024 (Lattes) Doutoranda em Jornalismo pela UFSC, mestre em Comunicação pela UFPR e jornalista pela UEPG. Pesquisa a intersecção entre a Mídia e a Política, investigando o processo de construção de imagem dos atores sociais e a representação do próprio Jornalismo em editoriais.

Raphaelle Batista_opção1

Raphaelle Batista, 2021-2025 (Lattes) Doutoranda pelo PPGJOR/UFSC na linha de pesquisa Jornalismo, Conhecimento e Profissão. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2014) pela UFC. Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: credibilidade; ética jornalística; deontologia profissional; jornalismo alternativo / independente; transformações do jornalismo; comunicação e trabalho; práticas jornalísticas. No mercado, tem experiência em reportagem para jornal impresso (editoria de cultura); edição, produção e apresentação de TV; produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais, além de gestão em comunicação e assessoria de imprensa em instituições públicas.

Pesquisadoras Mestras e Mestres:

Carolina Monteiro Alves, 2016-2018 (Lattes). Graduanda em Jornalismo da UFSC, atuou em estágio nas assessorias de comunicação do Ministério Público Federal em Santa Catarina e Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em formação prévia, é graduada em Cinema e Audiovisual e mestra em Sociologia pela UFPel, pesquisando sobre o tema do neocolonialismo na área de Sociologia do Cinema.

Clarissa 2

Clarissa do Nascimento Peixoto, 2017-2019 (Lattes) Mestre em Jornalismo (PPGJOR) e jornalista formada na Unisul. Sua dissertação de mestrado aborda o jornalismo como instrumento de resistência ao sistema hegemônico, estabelecendo conexões entre a teoria da hegemonia de Gramsci e o jornalismo como forma de conhecimento. É uma das idealizadoras do Portal Catarinas, e atua como assessora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal.

WhatsApp Image 2021-09-16 at 19.28.22

João Victor Gobbi Cassol, 2021-2023 (Lattes) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) e jornalista formado na Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen-RS (UFSM-FW). Em mídia impressa, foi repórter/editor dos cadernos de esportes e polícia e editor-chefe do Jornal O Alto Uruguai, em Frederico Westphalen-RS. Possui breve experiência em assessoria de imprensa. Desenvolve pesquisa sobre perfis profissionais de jornalistas.

TâniaTânia Regina de Faveri Giusti, 2017-2019 (Lattes) Mestre em jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina. Jornalista graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Satc, de Criciúma. Tem experiência na área de assessoria de imprensa, jornalismo impresso e online. Atuou como colaboradora no Coletivo Memória, Verdade e Justiça João Batista, de Criciúma, e na coordenação da equipe de jornalismo do Governo de Içara.  Sua dissertação de mestrado aborda como se articulam as dimensões da governança financeira e sustentabilidade com governança editorial de circulação no The Intercept Brasil, observando as novas modalidades de relações entre jornalistas e públicos, no caso específico do financiamento coletivo realizado pelo site jornalístico para cobertura das Eleições 2018, no país.

Vinícius Augusto Bressan Ferreira, 2020-2022 (Lattes) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Bacharel em jornalismo pela mesma universidade. Atua na produção de materiais didáticos EaD do CEPED/UFSC. Jornalista freelancer com experiência na área de games e tecnologia e em assessoria de imprensa. Co-criador do Insira a Ficha, projeto universitário de jornalismo de games da Rádio Ponto UFSC.

Pesquisadores Mestrandos:

cesar_valente

Cesar Valente, 2021-2023 (Lattes) Mestrando do PPGJor da UFSC na linha de pesquisa Conhecimento e Profissão. Graduado pela Famecos, da PUC-RS, foi um dos fundadores do Curso de Jornalismo da UFSC, onde lecionou por quase uma década. Na UNB fez especialização em Política e Economia da Comunicação. Como jornalista, além de Florianópolis trabalhou em Porto Alegre, São Paulo e Brasília. Atualmente presta serviços de consultoria editorial e design gráfico em Florianópolis, SC.

Marco Britto, 2022-2024 (Lattes) Mestrando do PPGJOR/UFSC, com pós-graduação em mídias digitais no Istituto Europeo di Design, e graduação em jornalismo pela UFSC. Foi integrante da redação do UOL durante 12 anos em São Paulo, como editor e repórter, participando da edição da home page do portal e liderando equipes de jornalismo investigativo e do colunismo de bastidores do poder. Hoje atua com jornalismo climático no projeto Um Só Planeta, na Editora Globo, além de outros projetos como colaborador. Sua pesquisa de mestrado investiga caminhos para tornar a educação midiática uma disciplina presente no ensino público no Brasil.

Foto VanessaVanessa da Rocha, 2020-2022 (Lattes) Mestranda do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Jornalista, repórter de TV, rádio, jornal e revista com atuação na imprensa do Brasil e exterior. Atualmente, trabalha com reportagens especiais e jornalismo de dados na NDTV Record TV e contribui com produção de conteúdos para a imprensa nacional e internacional. No campo acadêmico, pesquisa crise no jornalismo e educação midiática.

Vitória Peraça Ferreira, 2020-2022 (Lattes) Mestranda do Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Jornalista formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Especialista em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa (Estácio). Possui experiência em Telejornalismo e Assessoria de Comunicação.

Estudante de Graduação:

Beatriz Figueiredo, 2021-2025 (Lattes) Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e fotógrafa. Tem experiências profissionais com mídias sociais, criação de conteúdo e edição de vídeos. Atualmente trabalha em projetos de fotografia e como freelancer de redação e produção audiovisual. Possui interesse nas áreas de pesquisa: Psicologia da Comunicação, Transparência Jornalística e Comunicação Digital.

***

Já foram nossos pesquisadores: Alessandro Moreira, 2011-2013 (Lattes); Andressa Kikuti Dancosky, 2018-2021 (Lattes); Bianca Anacleto Francisco, 2020 (Lattes); Cândida de Oliveira, 2010-2012 (Lattes); Carlos Henrique Costa, 2015-2017 (Lattes); Carlos Nascimento Marciano, 2014-2016 (Lattes); Carolina Dantas, 2009-2011 (Lattes); Carolina Pompeo Grando, 2010-2012 (Lattes); Cesar Soto (2009); Daniel Giovanaz, 2012-2013 (Lattes); Elaine Manini, 2012-2014 (Lattes); Evandro de Assis, 2015-2017 (Lattes); Flavio Toassi Crispim (2014-2015); Francisco José Castilhos Karam, 2009-2018 (Lattes), Giulia Oliveira Gaia, 2017-2018 (Lattes); Giuliana Kelly Butkenicius de Arruda, 2019; Guilherme Longo Triches , 2011-2013 (Lattes); Gustavo Lacerda Falluh (2014); Isabel Cristina Silveira, 2013-2014 (Lattes); Isabela Petrini Moya, 2018 (Lattes); Isadora Mafra, 2010-2012 (Lattes); Jacques Mick, 2018-2019 (Lattes); Janara Nicoletti, 2010-2012 (Lattes); Jeana Laura Cunha Santos, 2011-2019 (Lattes), Jéferson Silveira Dantas, 2019-2023 (Lattes);  João Paulo Mallmann, 2020-2022 (Lattes), João Somma Neto, 2016-2019 (Lattes), Juliana Naime Ferrari, 2020-2022 (Lattes), Lauriano Atílio Benazzi, 2021-2023 (Lattes), Leonel Camasão, 2015-2017 (Lattes); Livia de Souza Vieira, 2012-2014 (Lattes); Lucas Pasqual, 2011-2012 (Lattes); Luis Alberto Fernández Silva, 2015-2019 (Lattes); Klaymara Karen da Silva, 2019 (Lattes); Mariana da Rosa Silva, 2015-2017 (Lattes); Marianne Oliveira Ternes, 2010-2011 (Lattes); Melissa Bergonsi, 2012-2014 (Lattes); Milena Lumini (2012-2014); Ricardo José Torres, 2014-2016 (Lattes); Rogério Christofoletti, 2009-2023 (Lattes); Siliana Dalla Costa, 2016-2018 (Lattes); Sofia Mayer Dörner, 2018 (Lattes); Sylvia Moretzsohn, 2017-2023 (Lattes); Thiago Amorim Caminada, 2013-2015 (Lattes); Vanessa Hauser, 2010-2012 (Lattes); Yolanda Cardoso, 2020 (Lattes).

CONTATOS

Observatório da Ética Jornalística (objETHOS)

Departamento de Jornalismo – Centro de Comunicação e Expressão Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Campus Universitário – Trindade Florianópolis (SC), Brasil

Site: https://objethos.wordpress.com

Twitter: http://twitter.com/objethos

Facebook: http://www.facebook.com/objethos

Youtube: http://www.youtube.com/objethos

Newsletter: https://objethos.substack.com

Página no CNPq: aqui.

E-mail: objethos@gmail.com