objETHOS

Observatório da Ética Jornalística

Quem Somos

O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) é uma realização do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

O projeto surgiu em setembro de 2009, e é uma iniciativa de pesquisa, acompanhamento e monitoramento da ética praticada por jornalistas e meios de informação. Nossa equipe é formada por pesquisadores experientes de três reconhecidas universidades brasileiras (UFSC, UFF e UFPR), e por pesquisadores em formação, em nível de doutorado, mestrado e graduação.

Desenvolvemos investigações para teses, dissertações e estudos específicos sobre ética jornalística, crítica de mídia, identidade profissional, tecnologias associadas ao jornalismo, novos modelos de negócio e de produção jornalística, mídia independente, e novas configurações do ecossistema informativo.

No site do objETHOS, estão reunidos estudos sobre condutas e valores no jornalismo, com ênfase nas reflexões sobre ética profissional e na deontologia, além de resenhas de filmes, papers e relatos de pesquisa, e-books, vídeos, entrevistas, códigos de ética e outros materiais.

Nossas pesquisas têm o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx/UFSC), da Capes e do CNPq. O objETHOS é membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi), que reúne iniciativas brasileiras acadêmicas e profissionais de acompanhamento da mídia.

Mantemos parcerias e convênios de cooperação com a Red Ética Segura (Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, Colômbia), com o Ceis20 (Universidade de Coimbra, Portugal), com o Observatório da Imprensa, o projeto Coronelismo Eletrônico (UFRJ) e o Televisum Observatio (UFPR).

EQUIPE
Pesquisadores Responsáveis:

christofolettiDr. Rogério Christofoletti (Lattes)
Professor do Departamento de Jornalismo da UFSC. Jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação, é um dos criadores do objETHOS. Autor de três livros, entre eles “Ética no Jornalismo” (Contexto) e co-organizador de outros oito títulos. Como jornalista, atuou como repórter e editor em jornais, revistas e internet. Pesquisa privacidade e jornalismo. Pesquisador do CNPq.

samuelDr. Samuel Lima (Lattes)
Jornalista pela UFSC(1988). Sua última passagem pelo mercado foi em 2009, como repórter especial de economia e política do jornal Notícias do Dia (Joinville/Florianópolis). Docente e pesquisador do curso de Jornalismo da UFSC. Atuou na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joiinville/SC (2000/2009) e na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (2009/2015). Atualmente participa da coordenação da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo (GPS-JOR)”.

Pesquisadores Associados:
castilho
Dr. Carlos Castilho (Lattes)
Jornalista profissional, com 45 anos de experiência. Ex-assessor da União Europeia para projetos de comunicação na América Central. Membro da diretoria do Observatório da Imprensa. Graduação em Mídias eletrônicas / Mestrado e doutorado em Mídias do Conhecimento, pelo Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Tese de doutorado: O papel da curadoria na promoção do fluxo de notícias. Pós doutorado em andamento no POSJOR /UFSC tema da pesquisa: Comunidades de prática em projetos jornalísticos.

karam-150x150Dr. Francisco José Castilhos Karam (Lattes)
Jornalista e Professor Titular aposentado na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi chefe do departamento, coordenador do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo na UFSC. Doutor em Comunicação e Semiótica, é autor dos livros “Jornalismo, Ética e Liberdade” e “A ética jornalística e o interesse público” (Summus Editorial).

jeana
Drª. Jeana Laura da Cunha Santos (Lattes)
Jornalista pela UFSC, mestre e doutora em Literatura e Pós-Doutora em Antropologia Social também pela UFSC. Como jornalista, trabalhou como apresentadora e repórter no SBT-SC, RBS TV e TV Barriga Verde. Foi assessora de imprensa junto à Associação dos Professores da UFSC e Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina. Atuou como professora na Unisul, Estácio de Sá, Ielusc e, como substituta, na UFSC. Desenvolve estudos de pós-doutorado junto ao POSJOR/UFSC. É autora dos livros “A Estética da Melancolia em Clarice Lispector” (Edufsc), “O colecionador de Histórias Miúdas: Machado de Assis e o Jornal” (Insular) e “Crônicas das Cidades Partidas” (Edufsc), esse último ganhador do prêmio Maura de Senna Pereira.

joao-sommaDr. João Somma Neto, UFPR (Lattes)
Jornalismo pela UFPR, especializado em semiótica pela UFPR, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e doutor em Jornalismo pela USP. Diretor da UFPR-TV de 05/10/2006 a 15/06/2007, professor associado do Curso de Jornalismo da UFPR. Vice-coordenador do PPGCOM da UFPR. (05/2012 a 05/2014). Coordenador do PPGCOM da UFPR (05/2014 a 07/2014). Líder do grupo de pesquisa estudos da imagem (telejornalismo), da UFPR. Pós-doutor em Jornalismo no POSJOR/UFSC.

sylvia-moretzsohn-150x150Drª Sylvia Moretzsohn, UFF (Lattes)
Professora na UFF, com mestrado em Comunicação e doutorado em Serviço Social. Formou-se em 1981 e trabalhou como repórter nos anos 80 em O Globo, Jornal do Brasil, na sucursal de O Estado de S.Paulo, e no Ibase. Como membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, participou da organização e redação do livro “Jornalistas pra quê? Os profissionais diante da ética” (1989). Como pesquisadora, dedicou-se a vários temas ligados ao exercício do jornalismo, sempre orientados pela preocupação com as questões éticas. Atualmente, discute as transformações que afetam essa prática profissional.

Drª Vanessa Pedro, Unisul (Lattes)
Jornalista, mestre e doutora em Literatura, com tese sobre a cobertura da Guerra do Iraque na imprensa brasileira. Pós-doutora junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, e pós-doutora em Literatura pela USP, período que resultou no documentário “Guerra.doc: entrevistas sobre cobertura de guerra”. Professora do curso de Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e coordenadora do grupo de pesquisa Artecnologia e Experiência.

Profª Andressa Kikuti Dancosky, UEPG (Lattes)
Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com pesquisa focada no jornalismo sobre tecnologia e webjornalismo. Atualmente é professora do curso de Jornalismo da UEPG e das Faculdades Secal. Atuou como assistente editorial na Revista Internacional de Folkcomunicação. Participa do Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais (GEMIDI), do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Gênero e do objETHOS.

Pesquisadores Doutorandos:
amanda
Amanda Souza de Miranda, 2014-2018 (Lattes)
Jornalista formada pela UFSC, mestre em educação científica e tecnológica e doutoranda no PosJor/UFSC. Atualmente é professora no curso de jornalismo do Bom Jesus/Ielusc. Atuou como repórter no Diário Catarinense e no A Notícia, com passagens também por órgãos de comunicação pública e agências de assessoria de imprensa. Como pesquisadora, investiga as relações entre jornalismo, saúde e cultura, mas também tem interesse sobre as inovações no jornalismo e as reconfigurações no campo e na profissão.

carlos-marcianoCarlos Nascimento Marciano, 2016-2020 (Lattes)
Doutorando e mestre no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (Posjor/UFSC). Pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor). Jornalista pelo Bom Jesus Ielusc, onde iniciou as pesquisas com newsgames. Atualmente, pesquisa também na área da educomunicação e jogos pedagógicos.

19059233_1739746119369185_1334220799582259073_nJuliana de Amorim Rosas, 2017-2021 (Lattes)

Jornalista formada pela UFPB e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda no POSJOR/UFSC. Profissionalmente, atuou como jornalista e como assessora de comunicação do governo da Paraíba. Sua dissertação de mestrado abordou a função de ombudsman no Correio da Paraíba, jornal pioneiro com essa inovação no nordeste brasileiro.

foto_liviaLívia de Souza Vieira, 2014-2018 (Lattes)
Jornalista formada na UFF e doutoranda no POSJOR/UFSC. É professora nos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda do Bom Jesus/Ielusc. Como jornalista, trabalhou na Petrobras, na agência A2C e no jornal Folha Dirigida. Sua pesquisa de mestrado propõe parâmetros éticos para uma política de correção de erros no jornalismo online, e foi vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho em 2015. Atualmente, pesquisa a influência das métricas editoriais no jornalismo online.

luis-albertoLuis Alberto Fernández Silva, 2015-2019 (Lattes)
Formado em Comunicação Social pela Universidade de Oriente (Cuba) e é especialista em Comunicação Audiovisual pelo Instituto Superior das Artes em Cuba. Trabalhou como jornalista no Sistema Regional de Televisão em Holguín e como assessor de imprensa na companhia Artex S.A. É doutorando no Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisa as representações das mulheres na mídia.

ricardo-torresRicardo José Torres, 2016-2020 (Lattes)
Jornalista, doutorando e mestre em Jornalismo no POSJOR/UFSC. É especialista em Marketing Digital e Mídias Sociais e tem experiência em jornalismo impresso, rádio e assessoria de comunicação. Atualmente, pesquisa temas relacionados ao engajamento jornalístico, privacidade, vigilância e parâmetros éticos nas mídias sociais.

Pesquisadores Mestres:
objethos-dairanDairan Mathias Paul, 2015-2017 (Lattes)
Mestrando do POSJOR/UFSC, na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo. É formado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSM. Atualmente, pesquisa questões éticas em coletivos jornalísticos formados, sobretudo, por amadores.

evandroEvandro de Assis, 2015-2017 (Lattes)
Jornalista formado pela UNIVALI, com especialização em Direção Editorial na ESPM-SP e mestrando no POSJOR/UFSC. Atuou por 16 anos em redações de TV, rádio e jornal do Vale do Itajaí. Foi editor-chefe do Jornal de Santa Catarina entre 2012 e 2015. Atualmente, pesquisa parâmetros editoriais de seleção de conteúdo gerado pelo usuário.

leonelLeonel Camasão, 2015-2017 (Lattes)
Jornalista formado na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joinville, e mestrando no POSJOR/UFSC. Como jornalista, foi repórter de política de A Notícia e Notícias do Dia, em Joinville. Atualmente, pesquisa temas relacionados a independência editorial.

Pesquisadoras Mestrandas:

20596992_1402485079836390_233854216745478804_nClarissa do Nascimento Peixoto, 2017-2019 (Lattes)
Jornalista formada na Unisul e mestranda no POSJOR/UFSC, onde pesquisa iniciativas alternativas e independentes de jornalismo. É uma das idealizadoras do Portal Catarinas, e atua como assessora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal.

marianaMariana da Rosa Silva, 2015-2017 (Lattes)
Jornalista formada na UFSC e mestranda no POSJOR/UFSC. Como jornalista, foi repórter na revista Empreendedor e participou da criação do site O Barato de Floripa, onde atua como colaboradora. No mestrado, pesquisa modelos de organização e produção nas experiências alternativas de jornalismo no Brasil hoje.

silianaSiliana Dalla Costa, 2016-2018 (Lattes)
É jornalista, mestranda no POSJOR/UFSC, tem especialização em Comunicação e Novos Processos Midiáticos, além de nove anos de experiência com jornalismo local, hiperlocal e multimídia. Atuando nestes segmentos foi correspondente temporária na China (2010) e na Nova Zelândia (2012). Estuda Ética, Jornalismo Colaborativo e Jornalismo Local.

servletrecuperafotoTânia Regina de Faveri Giusti, 2017-2019 (Lattes)
Jornalista graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Satc. Tem experiência na área de assessoria de imprensa, jornalismo impresso e online. Atuou como colaboradora no Coletivo Memória, Verdade e Justiça João Batista Rita, de Criciúma, coletando entrevistas e elaborando press releases para a imprensa. Cursou disciplinas no Mestrado em História da Udesc, em 2015 e 2016. Atualmente é assessora de imprensa na Prefeitura de Içara.

Já foram nossos pesquisadores:
Alessandro Moreira, 2011-2013 (Lattes); Cândida de Oliveira, 2010-2012 (Lattes); Carlos Henrique Costa, 2015-2017 (Lattes); Carlos Nascimento Marciano, 2014-2016 (Lattes); Carolina Dantas, 2009-2011 (Lattes); Carolina Pompeo Grando, 2010-2012 (Lattes); Cesar Soto (2009); Daniel Giovanaz, 2012-2013 (Lattes); Elaine Manini, 2012-2014 (Lattes); Flavio Toassi Crispim (2014-2015); Giulia Oliveira Gaia, 2017-2018 (Lattes); Guilherme Longo Triches , 2011-2013 (Lattes); Gustavo Lacerda Falluh (2014); Isabel Cristina Silveira, 2013-2014 (Lattes); Isadora Mafra, 2010-2012 (Lattes); Janara Nicoletti, 2010-2012 (Lattes); Livia de Souza Vieira, 2012-2014 (Lattes); Lucas Pasqual, 2011-2012 (Lattes); Marianne Oliveira Ternes, 2010-2011 (Lattes); Melissa Bergonsi, 2012-2014 (Lattes); Milena Lumini (2012-2014); Ricardo José Torres, 2014-2016 (Lattes); Thiago Amorim Caminada, 2013-2015 (Lattes); Vanessa Hauser, 2010-2012 (Lattes)

CONTATOS
Observatório da Ética Jornalística (objETHOS)
Departamento de Jornalismo – Centro de Comunicação e Expressão
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Campus Universitário – Trindade
Florianópolis (SC), Brasil

Site: https://objethos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/objethos
Facebook: http://www.facebook.com/objethos
Youtube: http://www.youtube.com/objethos
Página no CNPq: aqui.
E-mail: objethos@gmail.com