objETHOS

Observatório da Ética Jornalística

Quem Somos

O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) é uma realização do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
O projeto surgiu em setembro de 2009, e é uma iniciativa de pesquisa, acompanhamento e monitoramento da ética praticada por jornalistas e meios de informação. Nossa equipe é formada por pesquisadores experientes de três reconhecidas universidades brasileiras (UFSC, UFF e UFPR), e por pesquisadores em formação, em nível de doutorado, mestrado e graduação.
Desenvolvemos investigações para teses, dissertações e estudos específicos sobre ética jornalística, crítica de mídia, identidade profissional, tecnologias associadas ao jornalismo, novos modelos de negócio e de produção jornalística, mídia independente, e novas configurações do ecossistema informativo.

No site do objETHOS, estão reunidos estudos sobre condutas e valores no jornalismo, com ênfase nas reflexões sobre ética profissional e na deontologia, além de resenhas de filmes, papers e relatos de pesquisa, e-books, vídeos, entrevistas, códigos de ética e outros materiais.

Nossas pesquisas têm o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx/UFSC), da Capes e do CNPq. O objETHOS é membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi), que reúne iniciativas brasileiras acadêmicas e profissionais de acompanhamento da mídia.

Mantemos parcerias e convênios de cooperação com a Red Ética Segura (Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, Colômbia), com o Ceis20 (Universidade de Coimbra, Portugal), com o Observatório da Imprensa, o projeto Coronelismo Eletrônico (UFRJ) e o Televisum Observatio (UFPR).

EQUIPE
Pesquisadores Responsáveis:

christofolettiDr. Rogério Christofoletti (Lattes)
Professor do Departamento de Jornalismo da UFSC. Jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação, é um dos criadores do objETHOS. Autor de três livros, entre eles “Ética no Jornalismo” (Contexto) e co-organizador de outros oito títulos. Como jornalista, atuou como repórter e editor em jornais, revistas e internet. Pesquisa privacidade e jornalismo. Pesquisa de produtividade do CNPq.

samuelDr. Samuel Lima (Lattes)
Jornalista pela UFSC(1988). Sua última passagem pelo mercado foi em 2009, como repórter especial de economia e política do jornal Notícias do Dia (Joinville/Florianópolis). Docente e pesquisador do curso de Jornalismo da UFSC. Atuou na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joiinville/SC (2000/2009) e na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (2009/2015). Atualmente participa da coordenação da pesquisa “Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo (GPS-JOR)”.

Pesquisadores Associados:
castilho
Dr. Carlos Castilho (Lattes)
Jornalista profissional, com 45 anos de experiência. Ex-assessor da União Europeia para projetos de comunicação na América Central. Membro da diretoria do Observatório da Imprensa. Graduação em Mídias eletrônicas / Mestrado e doutorado em Mídias do Conhecimento, pelo Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Tese de doutorado: O papel da curadoria na promoção do fluxo de notícias. Pós doutorado em andamento no POSJOR /UFSC tema da pesquisa: Comunidades de prática em projetos jornalísticos.

karam-150x150Dr. Francisco José Castilhos Karam (Lattes)
Jornalista e Professor Titular aposentado na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi chefe do departamento, coordenador do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo na UFSC. Doutor em Comunicação e Semiótica, é autor dos livros “Jornalismo, Ética e Liberdade” e “A ética jornalística e o interesse público” (Summus Editorial).

jeana
Drª. Jeana Laura da Cunha Santos (Lattes)
Jornalista pela UFSC, mestre e doutora em Literatura e Pós-Doutora em Antropologia Social também pela UFSC. Como jornalista, trabalhou como apresentadora e repórter no SBT-SC, RBS TV e TV Barriga Verde. Foi assessora de imprensa junto à Associação dos Professores da UFSC e Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina. Atuou como professora na Unisul, Estácio de Sá, Ielusc e, como substituta, na UFSC. Desenvolve estudos de pós-doutorado junto ao POSJOR/UFSC. É autora dos livros “A Estética da Melancolia em Clarice Lispector” (Edufsc), “O colecionador de Histórias Miúdas: Machado de Assis e o Jornal” (Insular) e “Crônicas das Cidades Partidas” (Edufsc), esse último ganhador do prêmio Maura de Senna Pereira.

joao-sommaDr. João Somma Neto, UFPR (Lattes)
Jornalismo pela UFPR, especializado em semiótica pela UFPR, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e doutor em Jornalismo pela USP. Diretor da UFPR-TV de 05/10/2006 a 15/06/2007, professor associado do Curso de Jornalismo da UFPR. Vice-coordenador do PPGCOM da UFPR. (05/2012 a 05/2014). Coordenador do PPGCOM da UFPR (05/2014 a 07/2014). Líder do grupo de pesquisa estudos da imagem (telejornalismo), da UFPR. Pós-doutor em Jornalismo no POSJOR/UFSC.

sylvia-moretzsohn-150x150Drª Sylvia Moretzsohn, UFF (Lattes)
Professora na UFF, com mestrado em Comunicação e doutorado em Serviço Social. Formou-se em 1981 e trabalhou como repórter nos anos 80 em O Globo, Jornal do Brasil, na sucursal de O Estado de S.Paulo, e no Ibase. Como membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, participou da organização e redação do livro “Jornalistas pra quê? Os profissionais diante da ética” (1989). Como pesquisadora, dedicou-se a vários temas ligados ao exercício do jornalismo, sempre orientados pela preocupação com as questões éticas. Atualmente, discute as transformações que afetam essa prática profissional.

Pesquisadores Doutorandos:
amanda
Amanda Souza de Miranda, 2014-2018 (Lattes)
Jornalista formada pela UFSC, mestre em educação científica e tecnológica e doutoranda no PosJor/UFSC. Atualmente é professora no curso de jornalismo do Bom Jesus/Ielusc. Atuou como repórter no Diário Catarinense e no A Notícia, com passagens também por órgãos de comunicação pública e agências de assessoria de imprensa. Como pesquisadora, investiga as relações entre jornalismo, saúde e cultura, mas também tem interesse sobre as inovações no jornalismo e as reconfigurações no campo e na profissão.

carlos-marcianoCarlos Nascimento Marciano, 2016-2020 (Lattes)
Doutorando e mestre no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (Posjor/UFSC). Pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) e do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor). Jornalista pelo Bom Jesus Ielusc, onde iniciou as pesquisas com newsgames. Atualmente, pesquisa também na área da educomunicação e jogos pedagógicos.

foto_liviaLivia de Souza Vieira, 2014-2018 (Lattes)
Jornalista formada na UFF e doutoranda no POSJOR/UFSC. Como jornalista, trabalhou na Petrobras, na agência A2C e no jornal Folha Dirigida. Atualmente, pesquisa a influência das métricas editoriais no jornalismo online e está em período de doutorado-sanduíche na Inglaterra.

luis-albertoLuis Alberto Fernández Silva, 2015-2019 (Lattes)
Formado em Comunicação Social pela Universidade de Oriente (Cuba) e é especialista em Comunicação Audiovisual pelo Instituto Superior das Artes em Cuba. Trabalhou como jornalista no Sistema Regional de Televisão em Holguín e como assessor de imprensa na companhia Artex S.A. É doutorando no Programa de Pós Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisa as representações das mulheres na mídia.

ricardo-torresRicardo José Torres, 2016-2020 (Lattes)
Jornalista, doutorando e mestre em Jornalismo no POSJOR/UFSC. É especialista em Marketing Digital e Mídias Sociais e tem experiência em jornalismo impresso, rádio e assessoria de comunicação. Atualmente, pesquisa temas relacionados ao engajamento jornalístico, privacidade, vigilância e parâmetros éticos nas mídias sociais.

Pesquisadores Mestrandos:
objethos-dairanDairan Mathias Paul, 2015-2017 (Lattes)
Mestrando do POSJOR/UFSC, na linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo. É formado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFSM. Atualmente, pesquisa questões éticas em coletivos jornalísticos formados, sobretudo, por amadores.

evandroEvandro de Assis, 2015-2017 (Lattes)
Jornalista formado pela UNIVALI, com especialização em Direção Editorial na ESPM-SP e mestrando no POSJOR/UFSC. Atuou por 16 anos em redações de TV, rádio e jornal do Vale do Itajaí. Foi editor-chefe do Jornal de Santa Catarina entre 2012 e 2015. Atualmente, pesquisa parâmetros editoriais de seleção de conteúdo gerado pelo usuário.

leonelLeonel Camasão, 2015-2017 (Lattes)
Jornalista formado na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joinville, e mestrando no POSJOR/UFSC. Como jornalista, foi repórter de política de A Notícia e Notícias do Dia, em Joinville. Atualmente, pesquisa temas relacionados a independência editorial.

marianaMariana da Rosa Silva, 2015-2017 (Lattes)
Jornalista formada na UFSC e mestranda no POSJOR/UFSC. Como jornalista, foi repórter na revista Empreendedor e participou da criação do site O Barato de Floripa, onde atua como colaboradora. No mestrado, pesquisa modelos de organização e produção nas experiências alternativas de jornalismo no Brasil hoje.

silianaSiliana Dalla Costa, 2016-2018 (Lattes)
É jornalista, mestranda no POSJOR/UFSC, tem especialização em Comunicação e Novos Processos Midiáticos, além de nove anos de experiência com jornalismo local, hiperlocal e multimídia. Atuando nestes segmentos foi correspondente temporária na China (2010) e na Nova Zelândia (2012). Estuda Ética, Jornalismo Colaborativo e Jornalismo Local.

Bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPQ):
servletrecuperafotoGiulia Oliveira Gaia, 2017-2018 (Lattes)
Estudante de jornalismo na UFSC, dedica-se a pesquisar os efeitos das transformações da privacidade no jornalismo brasileiro contemporâneo.

Bolsista de extensão:
carlos-henriqueCarlos Henrique Costa, 2015-2017 (Lattes)
Estudante de jornalismo na UFSC desde o primeiro semestre de 2014, é responsável pela manutenção do site e das redes sociais do objETHOS. Além da ética jornalística, tem interesse por jornalismo político, cultural e esportivo, com participações no Jornalismo Esportivo UFSC.

Já foram nossos pesquisadores:
Alessandro Moreira, 2011-2013 (Lattes); Cândida de Oliveira, 2010-2012 (Lattes); Carlos Nascimento Marciano, 2014-2016 (Lattes); Carolina Dantas, 2009-2011 (Lattes); Carolina Pompeo Grando, 2010-2012 (Lattes); Cesar Soto (2009); Daniel Giovanaz, 2012-2013 (Lattes); Elaine Manini, 2012-2014 (Lattes); Flavio Toassi Crispim (2014-2015); Guilherme Longo Triches , 2011-2013 (Lattes); Gustavo Lacerda Falluh (2014); Isabel Cristina Silveira, 2013-2014 (Lattes); Isadora Mafra, 2010-2012 (Lattes); Janara Nicoletti, 2010-2012 (Lattes); Livia de Souza Vieira, 2012-2014 (Lattes); Lucas Pasqual, 2011-2012 (Lattes); Marianne Oliveira Ternes, 2010-2011 (Lattes); Melissa Bergonsi, 2012-2014 (Lattes); Milena Lumini (2012-2014); Ricardo José Torres, 2014-2016 (Lattes); Thiago Amorim Caminada, 2013-2015 (Lattes); Vanessa Hauser, 2010-2012 (Lattes)

CONTATOS
Observatório da Ética Jornalística (objETHOS)
Departamento de Jornalismo – Centro de Comunicação e Expressão
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Campus Universitário – Trindade
Florianópolis (SC), Brasil

Site: https://objethos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/objethos
Facebook: http://www.facebook.com/objethos
Youtube: http://www.youtube.com/objethos
Página no CNPq: aqui.
E-mail: objethos@gmail.com