O que mudou em relação à liberdade de expressão em sala de aula nos últimos anos? As pesquisadoras Ivana Ebel, da Universidade de Derby (Inglaterra) e Janara Nicoletti, doutora em Jornalismo, egressa do PPGJOR, que integra a equipe do objETHOS, estão buscando respostas para essa e outras questões relacionadas a liberdade, autonomia e violência contra professores de Jornalismo no Brasil.

Para isso, os docentes são convidados a participar do estudo respondendo a um questionário online, por meio deste link. O formulário ficará disponível até o dia 20 de junho.

O objetivo central da pesquisa é compreender se e como a/o docente de jornalismo é também impactado pela conjuntura social e política que ampliou a pressão e violência contra as/os jornalistas brasileiros nos últimos anos. Assim, busca-se verificar quais as situações de risco vivenciadas pelos docentes, quem são os principais agressores e se os profissionais percebem mudanças ao longo dos últimos anos.

O questionário garante o anonimato das/dos respondentes e o cruzamento de dados não permitirá a identificação de universidades, cidades e nem estados. Este cuidado está sendo tomado para que os e as participantes tenham a liberdade de compartilhar suas percepções sem correr qualquer risco que poderia ser associado a isso.

Os resultados iniciais serão apresentados na conferência anual da Associação Britânica de Jornalismo e Educação (AJEUK, na sigla em inglês), no final de junho.