Screenshot 2016-05-14 06.30.33Um dos mais destacados nomes da ética jornalística na América Latina, o colombiano Javier Darío Restrepo, está lançando “El zumbido y el moscardón – volume 2” (Tragaluz Editores). Como no primeiro volume, o livro reúne questões de ética jornalística, respondidas pelo jornalista em seu Consultório Ético, da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI).

São 150 casos selecionados entre as mais de 1500 consultas feitas em 15 anos de existência do projeto. O primeiro volume de “El zumbido y el moscardón” saiu em 2004 e logo se tornou uma obra de referência para estudantes, pesquisadores e profissionais, principalmente nos países de língua espanhola.

Com prólogo do jornalista Gumersindo Lafuente e um texto adicional de Restrepo sobre a ética na era digital, “El zumbido y el moscardón – volume 2” relembra a célebre frase de Gabriel García Márquez: “A ética não é uma condição adicional. Ela deve acompanhar o jornalismo, como o zumbido acompanha a varejeira”.

No bolso

Além do livro, o Consultório Ético está lançando um app gratuito para celulares. O serviço já está disponível para sistemas Android e iOS e permite acessar as respostas de Restrepo a questionamentos éticos, filtrar por categorias, compartilhar e enviar novas perguntas.

Os lançamentos acontecem no próximo sábado na Feira Internacional do Livro de Bogotá.

Advertisements