Lívia de Souza Vieira, pesquisadora do objETHOS, defende no próximo dia 27 de fevereiro sua tese de doutorado, a primeira produzida no âmbito deste grupo de pesquisa.

A tese tem como título “Métricas editoriais no jornalismo online: ética e cultura profissional na relação com audiências ativas”, foi orientada pelo professor Rogério Christofoletti, e foi concluída um semestre antes do prazo convencional de um doutorado. A defesa é aberta ao público e acontece a partir das 14 horas na sala de videoconferência do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (sala 413 do Prédio B).

Os avaliadores são os professores Theophilos Rifiotis (Programa de Antropologia Social/UFSC), Suzana Barbosa (UFBA), Gislene Silva, Raquel Longhi e Rita Paulino (POSJOR). Os suplentes são os professores Eduardo Pellanda (PUC/RS), Carlos Eduardo Franciscato (UFS), Samuel Pantoja Lima e Jeana Santos (ambos do POSJOR).

Lívia de Souza Vieira é aluna da primeira turma de doutorado do POSJOR (2014), com trabalho vinculado à linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo. A doutoranda fez seis meses de doutorado-sanduíche na Birmingham City University (Inglaterra), sob supervisão do professor Paul Bradshaw.

A partir de uma reflexão teórico-metodológica sobre o newsmaking – estudo do processo de produção da notícia –, a pesquisadora se aproxima do campo da antropologia por meio da Teoria Ator-Rede. Para isso, fez incursões etnográficas realizadas em 2017 nas editorias de audiência online da British Broadcasting Corporation (BBC), do The Guardian (ambos em Londres, na Inglaterra) e da Folha de S. Paulo.

Os resultados apontam para um conjunto de técnicas, ferramentas e regras de mensuração da audiência que passam a fazer parte do fluxo produtivo no jornalismo online; para uma mudança de cultura, que se constitui a partir de um viés sociotécnico; para a agência do modelo de negócio, que provoca diferentes ações com relação à concorrência; para a tensão entre a autoridade do jornalista e a autoridade do software de métricas; e para a dualidade ética x clickbait, cujo argumento se dá no sentido de sua superação.

Defesa de Tese
Título: “Métricas editoriais no jornalismo online: ética e cultura profissional na relação com audiências ativas”, de Lívia de Souza Vieira
Quando: 27/02/2018, às 14h
Onde: Sala de videoconferência do CCE/UFSC (sala 413, prédio B)

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